04 setembro 2017
Nicoli Vieira

Resenha de Livro #269: Úrsula - Serena Valentino


Título: Úrsula - A História da Bruxa da Pequena Sereia
Autor: Serena Valentino
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788550300429
Ano: 2016
Páginas: 172
Onde Comprar: Amazon | Livraria Saraiva
Classificação:

Olá, leitores e apaixonados por histórias da Disney! Hoje trago a resenha de “Úrsula”, escrita pela Serena Valentino e publicado pela Editora Universo dos Livros.


“Ele não é meu irmão. Ele não se importou com o que aqueles humanos asquerosos fizeram com o meu pai! Com o que fizeram comigo! Ah, ele me levou para o reino e me apresentou como sua amada irmã, mas não permitiu que eu vivesse entre seu povo em minha verdadeira forma!"
Tritão, como conhecemos por ser pai da Ariel, é filho de Poseidon, o deus dos mares e oceanos, e Úrsula também, ou seja, ela é filha do Poseidon, irmã do Tritão e tia da Ariel. Poseidon teve uma filha, Úrsula, ela nasceu com uma aparência normal de uma deusa bebê, só que Tritão, sendo o mais velho, sabia que o corpo dela se modificaria com o passar dos anos, se transformando naquela criatura horrenda que nós conhecemos. Sabendo disso, Tritão pegou a Úrsula ainda bebê e a colocou nas margens da praia que banhava uma aldeia.

Após esse ocorrido, um pescador encontrou a Úrsula e a levou para casa, cuidou dela como se fosse a própria filha. Mas enquanto o tempo ia se passando, ela começou a sentir uma vontade incontrolável de se jogar de um precipício e cair no mar (quem nunca? Kk) e foi isso que aconteceu, ela pulou do precipício, mas nada aconteceu. O problema é que alguns aldeões viram o que ela fez, com medo que ela fosse algum monstro, a amarraram em uma pira e queriam queimá-la viva, só que o pai dela impediu isso e a mandou fugir, e ela acabou indo para o oceano, como consequência, o pai dela foi morto pelos aldeões.

Já no oceano, Úrsula passou a viver sozinha, aprendendo mais sobre os seus poderes. Com isso ela conheceu a Circe (a feiticeira da Bela e a Fera) e suas três irmãs bruxas, com ajuda dessas quatro, ela passou a desenvolver a magia das trevas. Ao longo dos anos que ela começou a desenvolver seus poderes, um ódio a dominava, por causa daquelas pessoas que mataram a única pessoa que a amava, então ela voltou àquela aldeia e destruiu tudo. Quando faltava apenas algumas pessoas para ela matar eis que Tritão aparece, revelando que ela é uma deusa e que ele é seu irmão. Depois dessa descoberta, Tritão a chamou para viver em seu reino, mas com uma condição, ela teria que ficar em forma de sereia para não assustar o reino, e como ela estava querendo saber mais sobre sua história, aceitou o convite. Porém, Úrsula e Tritão brigavam muito, porque ela queria usar a sua forma original, mas Tritão negava e como ela não respeitava suas ordens, ela foi banida do reino e Tritão proibiu que citasse o nome da Úrsula naquelas águas. 

A partir deste momento a Tulipa aparece no livro, uma personagem lá de “A Fera em Mim”, só que a Circe intervém nos planos de Úrsula, depois as três irmãs de Circe também aparecem e começa uma mesclagem de personagens de “A Fera em Mim” com esse volume da história. Após toda essa história, Tritão aparece e fala várias atrocidades para Úrsula, principalmente que ele a abandonou por ser feia, e um ódio domina Úrsula por completo, e ela jura vingança, então temos a ilustre presença de Ariel...
     “Ele vai odiar você, como me odeia! Ele odeia todas as coisas diferentes dele, pequena peixe-anjo. ”

Devo confessar que amo a história da ”Pequena Sereia”, mas não imaginava que havia uma história tão grande por trás Úrsula. O livro em si é muito confuso, porque ele começa no final, depois vai para o início, depois vai para o final, depois volta para o meio, ele não obedece uma ordem cronológica, e pra quem não leu os dois volumes anteriores que são “A Fera em Mim” e “A Mais Bela de Todas” pode ficar um pouco confuso, que foi meu caso, sempre estava pesquisando quem era tal personagem. Então, se vocês querem conhecer a real história de Úrsula, primeiro leiam os dois livros anteriores.

O livro só confirmou o que eu já sabia, que a Úrsula é uma das piores vilãs da Disney e que tem um ódio que a consome, além de que o Tritão é narcisista e só se importa com as aparências. O livro, para mim, foi um pouco confuso, mas a história é bem interessante, porém não me atraiu a ponto de lê-la em um dia, já que são poucas páginas, apenas 172. A diagramação da capa está linda, as páginas são amareladas e tem um tamanho de letra perfeito.

Se você ama as histórias da Disney vai se encantar por essa. E vocês, já leram esse livro ou algum dos volumes anteriores?

Obs.: Esse e os demais livros que compõe a trilogia são as histórias oficiais da Disney.

Comentários via Facebook

4 COMENTÁRIOS:

  1. Nicoli,confesso à você,que não sou muito fã das histórias da Disney. E eu ficaria muito confusa lendo esse livro. Já que nem sei muito da história da Ariel!!!!! 😱😊
    Gosto muito quando descobrimos os motivos que levaram algum personagem , a ser tão ruim.Mas não me interessei muito pela história da Úrsula.
    Mas gostei da sua sinceridade na resenha. É um livro complicado! 😉

    ResponderExcluir
  2. Nicoli, acho fascinante o universo da Disney, e sempre suspeitei que várias histórias estariam interligadas mas não imaginei que seria assim. Ainda não conhecia esses livros, mas já me interessei de cara por essa história. Não sei porquê, mas a Úrsula sempre me passou uma imagem de excluída, e tive minhas conclusões agora que é verdade kk. Fiquei curiosa pra saber o final que ela ganhou neste livro e o que aconteceu com a Ariel. Espero poder ler todos os volumes e seguir a ordem de publicação dos livros para não ficar tão perdida quanto você.

    ResponderExcluir
  3. Michelli Santos Prado11 de setembro de 2017 15:58

    Ainda não havia livro nenhum livro com esta linha da Disney, o que acabou me deixando muito curiosa, mas elas marcaram nossa infância e amaria poder ler e saber mais sobre a verdadeira historia delas. Irei pesquisar mais sobre estes livros originais. Encantador saber sobre esta grande vilã !

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Como eu sou apaixonada por Pequena Sereia sinto que deveria ler esse livro da Úrsula, amo a historia e é a minha princesa favorita. Também como você não imaginava que existia uma historia por trás da bruxa e adorei saber disso. Quer ler sim, quero saber de como aconteceu e porque ela se transformou naquilo que conhecemos hoje.
    Adorei, beijos.

    ResponderExcluir