30 agosto 2017
Iany Tavares

Resenha de Livro #268: Cilada - Harlan Coben

CiladaTítulo: Cilada
Autor: Harlan Coben 
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296936
Ano: 2010
Páginas: 272
Tradutor: Marcelo Mendes
Onde Comprar: Amazon | Livraria Saraiva
Classificação:

Cilada foi um livro escrito por Harlan Coben e publicado no Brasil pela editora Arqueiro.

Após o desaparecimento de Haley McWaid, uma jovem de 17 anos muito amada por todos ao seu redor e uma filha e aluna mais do que exemplar, todos na cidade começam a pensar o pior. Afinal, por que uma garota que tem tudo teria motivos para desaparecer?

Em paralelo, o assistente Social, Dan Mecer, é acusado de diversos crimes relacionado e pedofilia, após receber uma chamada um tanto misteriosa para encontrar uma jovem que fazia parte de seu programa. Quando ele chega no local marcado, é surpreendido por uma equipe de programa que caça pedófilos e que o acusa de tal crime.

No meio disso tudo encontra-se a reporte Wendy Tynes, e responsável pela cilada armada para pegar Dan. Acontece que, por falta de provas, Dan é inocentado e, logo em seguida, morto bem na frente da Sra. Tynes, a fazendo sua única testemunha. Agora Wendy não sabe mais no que acreditar. Os fatos mostram que Dan era culpado de todos os seus crimes, mas seu instinto insiste em lhe dizer outra coisa. Seria Dan realmente culpado ou ela havia causado a morte de um homem inocente?

A primeira coisa que eu quero falar é: Deus Abençoe Harlan Coben por nos trazer tão magnifica história. Cilada merece tantos prêmios por sua genialidade que não sou capaz nem de enumerá-los aqui. Mas precisamos começar do começo, não é mesmo?

Bom, a narrativa desta história é um pouco interessante. Apesar de ser narrada em terceira pessoa, em todos os capítulos temos um foco especial em alguém, na maioria das vezes em Wendy. Isso faz com que os fatos sejam ao mesmo tempo claros e confusos. Claro porquê conseguimos captar a perspectiva de todos os personagens envolvidos. Confuso exatamente pelo mesmo motivo que deixa os acontecimentos mais claros.

Para começar, como vocês já devem ter percebido, Cilada nos traz uma grande dose de mistério. Os eventos são interligados, ou então as pessoas tentam fazer com que eles sejam, e nossas cabeças começam a ficar mais e mais confusas após cada parágrafo. É o tipo de livro que você acha que o fim é totalmente previsível até que "pá", o autor muda tudo e você não entende mais nada.

Comentários via Facebook

1 COMENTÁRIOS:

  1. Olá Iany,sou suspeita para falar sobre o autor Harlan Coben. Pois dos livros que li do autor,gostei de todos!
    E realmente como nos disse,ele tem o dom de nos deixar sem palavras com os finais de seus livros. Ele sempre surpreende!
    Não li ainda "Cilada",mas já estou aqui super curiosa em descobrir o que aconteceu com a Haley McWaid. Será que Dan a matou? 🤔

    ResponderExcluir