18 maio 2017
Haianne Thompson

Resenha de Livro #238: Antes Que Aconteça – Juliana Parrini

Autor: Juliana Parrini
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581053110
Ano: 2015
Páginas: 240
Onde Comprar: Amazon | Livraria Saraiva

Classificação

Atenção! Se você ainda não leu Depois do que aconteceu, essa resenha poderá conter spoilers. Livros da série: Depois do que Aconteceu - Antes que Aconteça.
Depois Que Aconteceu trata-se de um romance escrito pela autora Juliana Parrini e publicado, no Brasil, pela Editora Suma de Letras.

Hoje eu vim fazer pra vocês a resenha de um livro nacional que faz parte da série Depois Que Aconteceu escrita por Juliana Parrini. Caso você ainda não tenha lido a resenha do primeiro livro e queira ler, é só clicar aqui. Bom, o segundo livro da série cujo o título é Antes que Aconteça, foi publicado pela editora Suma de Letras. 

Esse livro dará sequência aos acontecimentos finais do primeiro livro. Nele temos Isabel encontrando uma carta que ela afirma que seria a sua destruição e vemos que Alex, o seu ex que havia a abandonado, pedido que seguisse a vida sem ele e que fosse feliz, está pretendendo voltar para o Brasil com a intenção de reconquistar o seu grande amor; descobrindo, assim, que ele é o autor da carta encontrada por Isabel. Como já era esperado, Isabel fica desnorteada e sem saber o que fazer quando fica sabendo da notícia. Ela, de casamento marcado com Daniel, começa a se questionar e a pensar nas consequências que o encontro com o seu grande amor do passado poderia ter em sua nova vida. Daniel, ao descobrir que o ex da sua amada está voltando ao Brasil, não aceita que Isabel queira se encontrar com Alex e acaba desfazendo o compromisso firmado com ela no primeiro livro. Isabel, então, começa a indagar se realmente vale a pena perder um amor que lhe trouxe a perspectiva de um futuro para resgatar um amor do passado.
Os personagens não mudam tanto de um livro para o outro. Vamos ver novamente Seu Pedro, com sua sabedoria sempre usada em momentos certos; as gêmeas Luci e Luana com a amizade e cumplicidade querendo defender a amiga dela mesma e aconselhando-a a fazer boas escolhas. E como novidade, seremos apresentados ao pai de Alex e conheceremos mais profundamente o próprio Alex. Uma coisa que eu achei sensacional nesse segundo livro foi a autora fazer capítulos alternando os pontos de vista. Então teremos capítulos contados por Isabel, por Daniel e por Alex. Uma coisa que não gostei (e achei um ponto negativo) foi a personalidade de Daniel e Isabel. Sinceramente... Eles não me pareciam os mesmos protagonistas do primeiro livro. Vemos uma sequência de brigas tão tolas e imaturas que, por MUITAS vezes, me fizeram querer entrar no livro e dar uma chacoalhada neles dois e perguntar quantos anos eles tinham, porque sério... Pareciam duas crianças bobas brigando por coisas que eram facilmente resolvíveis. Entretanto, isso não tirou o mérito de Juliana nos trazer um livro com uma narrativa fluida e de fácil entendimento, já que (mesmo com as brigas chatas e sem nexo do casal) a autora consegue fazer com que queiramos terminar logo o livro para saber o final.

Mas, mesmo com aquela coisa de leitor de se apaixonar pelo casal protagonista e de querer saber como foi a vida deles pós primeiro livro, eu não recomendaria esse livro para leitura. Porque achei que houve uma mudança MUITO brusca na personalidade de Isabel e Daniel, e isso pode tirar o encanto que tivemos com os dois ao final do primeiro livro. Então, se pudesse dar um conselho seria para ler apenas o primeiro livro que realmente é sensacional, MAS se você quiser muito muito muito ler o segundo, peço que leia abstraindo esse ponto que ressaltei. E reiterando, como gostei muito da escrita e da narrativa de Juliana, já estou querendo novos livros escritos por ela para colocar na minha meta de leitura.

Quanto à revisão, diagramação, leiaute da capa eu só tenho a dizer que a editora fez muito bem o seu trabalho. A capa então? Achei que, assim como no primeiro, conseguiu extrair a essência do mundo criado por Juliana Parrini e conseguiu expressar o que a autora quis passar para os seus leitores.

Se você já leu essa duologia ou algum dos outros livros escritos por essa autora, conta aqui pra mim nos comentários. Me diz o que acharam para que possamos debater sobre essa literatura nacional que está super crescente no mercado!

Comentários via Facebook

2 COMENTÁRIOS:

  1. Infelizmente ainda não tive uma oportunidade de ler os livros da autora. E não tem como comparar os dois livros. Mas lendo a sua resenha, tive uma boa ideia da história.
    Achei uma pena realmente , essa mudança na personalidade dos personagens principais.
    Principalmente os dois tendo sido tão perfeitos no primeiro.
    Dá a impressão que são pessoas diferentes.

    Mas assim que der vou ler. Mas o primeiro. ;)

    ResponderExcluir
  2. Haianne Thompson22 de maio de 2017 23:02

    Olá Janaina,
    Acredito que voce se encantará com os personagens e com a historia no primeiro livro... é um livro muito bom e contem uma boa narrativa.. mas esse segundo foi assim, eu gostei mas nem tanto sabe?
    Se possível, leia os dois e me fala o que achou depois!
    beijos :*

    ResponderExcluir