30 março 2017
Iany Tavares

Resenha de Livro #224: Cidades de Papel - John Green

Cidades de PapelTítulo: Cidades de Papel
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573749
Ano: 2013
Páginas: 368
Onde Comprar: Amazon | Livraria Saraiva
Classificação:

Cidades de Papel foi escrito pelo autor John Green e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Sabe aqueles casos em que lemos aqueles livros só porque o filme saiu e não queremos spoiler lá no cinema? Então, foi exatamente nessa situação que li Cidades de Papel, um livro escrito pelo famoso autor John Green e publicado aqui no Brasil pela Intrínseca. 

Quentin é apaixonado por sua vizinha, Margo, desde a primeira vez que a viu. Margo não precisa ser popular para chamar a atenção, é somente ser Margo. Com seu estilo, seu carisma, seu jeito de ' eu não ligo para o mundo' e ' viva cada dia como se fosse o último dia de sua vida' ela consegue chamar mais atenção do que uma líder de torcida somente de biquíni! Até que uma noite Margo invade o quarto de Q pela janela - como ela costumava fazer quando eles eram crianças - e o convida para viver a melhor noite de sua vida. Depois de uma noite, que realmente foi a melhor noite dele, Margo desaparece, mas deixa algumas pistas para Q. Com isso Quentin e seus amigos embarcam em uma aventura contra o tempo para tentar achar Margo e levá-la para casa e para o baile de formatura. 

Bom, posso dizer, primeiramente, que não gostei muito desse livro. Cheguei até a largar a leitura algumas vezes, fazendo com que eu perdesse a vontade de ler sempre que o pegava na minha estante. Acho que a história tratada ali poderia ter sido abordada de uma outra forma, algo mais natural e menos complicada do que o autor fez, mas o meu problema não foi esse.

Acho que o que mais fez com que eu não gostasse do livro foram os personagens, não todos, mas alguns, principalmente Quentin. Na minha opinião, ele deixou, em diversas ocasiões, o sentimento que ele sentia pela Margo atrapalhar sua amizade com seus amigos, e eu gostava muito deles. Margo também me decepcionou um pouco, achei que a personagem, em alguma ocasiões, era um pouco forçada e não se encaixava corretamente na trama. 

Bom, já que falei dos lados negativos, nada mais justo do que falar dos positivos, não é mesmo? A amizade desse livro mostra que não precisamos somente de um amor para viver, mostra que precisamos de amigos, e como eles são valiosos nas mais diversas situações. Como já falei, eu gostei muito dos amigos de Quentin. Achei que eles salvaram completamente o livro para mim, e foram os personagens que eu mais gostei na história. A amizade entre os três era linda e inspiradora! 

Ano passado, houve a adaptação do livro para o filme, e posso afirmar que o filme está bem interessante e até mais divertido de ver do que o livro. No filme, vemos a participação de Cara Delevingne, Natt Wolf e Halston Sage.

Comentários via Facebook

3 COMENTÁRIOS:

  1. O Iany, já pensei muitas vezes em comprar esse livro, mas desisti exatamente por ter lido opiniões como as suas.
    Inclusive de achar a personagem Margo forçada .

    Uma novidade que eu não sabia ,é que a história do livro tenha se transformado em um filme. Fiquei curiosa!
    E assistiria com toda certeza!
    Bem, mas não compraria o livro. Só leria se alguém me emprestasse .

    BJS.

    ResponderExcluir
  2. Marília Leocádio Lourenço30 de março de 2017 10:14

    Assisti apenas ao filme e detestei alias não gostei também de nenhuma obra lida do autor a não ser A culpa é das estrelas, o resto ele escreveu acho que só para vender mesmo, nunca me chamou a atenção esse livro e nem pretendo ler, ainda bem como você falou a amizade realmente salva um pouco.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. marlene conceiçao30 de março de 2017 15:21

    Oi.
    Uma pena que você não curtiu os personagens, odeio quando isso acontece comigo, mas as vezes simplesmente não temos controle né, adoro quando tem esse clima de amizade, e que vai crescendo isso me cativa muito, adoro a escrita do autor e preciso ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir