25 fevereiro 2017
Iany Tavares

TOP 6: Dicas de Livros para Ler no Carnaval!

O ano mal começou e já estamos chegando naquele TÃO esperado feriadão de carnaval. O que é melhor para esses dias de folga – da escola, trabalho, cursinhos, etc. – do que uma boa leitura de um livro, que te levará para uma “outra dimensão”? Com isso em mente, a equipe de colunistas do Leitora It reuniu-se, e listou 6 livros para vocês lerem durante esse feriado!!

1) A Verdade sobre nós - Amanda Grace (Dica da Iany)

Se você quiser ler um livro de romance bem fofo e rápido, A Verdade sobre nós seria um dos mais adequados. Nesse romance, escrito por Amanda Grace, vemos o desenrolar de um amor proibido, entre uma aluna e seu professor. A história conta como eles se conheceram e com se apaixonaram. Um fato muito interessante é que ela é uma história contada (no caso, Madelyn escreve cartas para o professor, contando sobre os sentimentos dela durante o caso que eles tiveram).

Não é nada muio grudento ou aqueles livros chatos. É uma leitura bem envolvente, e você fica querendo que o final chegue logo para descobrir o que aconteceu no final de tudo. A autora, Amanda Grace, consegue juntar os fatos de maneira com que tudo se encaixe perfeitamente com os fatos ocorridos, tornando tudo mais interessante e legal.

Posso dizer que gostei bastante do livro por dois motivos: por ele ser bem curtinho, 208 paginas, e pelo fato da leitura fluir de uma maneira bem bacana. Por esses, e milhares de outros motivos, que não caberiam aqui, eu acho que A Verdade Sobre Nós seria um ótimo livro para te acompanhar durante esse feriado!!

2) O Segredo de Emma Corrigan - Sophie Kinsela (Dica da Glaucia)

Todo mundo tem segredos, grandes ou pequenos. No caso de Emma não é diferente, porém após uma viagem à trabalho mal sucedida, enquanto bebe no avião para esquecer a reunião, o voo passa por uma turbulência, e certa que vai morrer, Emma desata a falar, contando todos os segredos de sua vida para o estranho passageiro que estava sentado ao lado dela.

Esse livro é perfeito para quem curte uma boa comédia romântica. Emma é uma personagem muito engraçada, e nos solidarizamos com os perrengues que a coitada passa ao longo do enredo.

É uma leitura bem fluída, o que me fez ler o livro bem rápido e ainda querer mais. A autora sabe o que e para quem está escrevendo. Fãs de chick-lit irão se identificar rapidamente e querer ler os outros títulos da Sophie também.

3) De Olhos Fechados - Lavínia Rocha (Dica da Sâmella)

Esse foi o meu primeiro contato com as obras de Lavínia Rocha e não poderia tê-la iniciado de forma melhor! O enredo sobre uma garota cega que, no entanto, não tem problemas em se aceitar como é e vive dias tranquilos mas divertidos ao lado dos amigos e de um amor em potencial é leve e descontraído, mas não deixando de ter sua carga um tanto dramática e misteriosa ao envolver misteriosos bilhetes que começam a aparecer para a protagonista nos lugares mais inusitados e inesperados possíveis, cada um deles formando, juntos, uma espécie de enigma que todos insistem para que ela ignore, mas que logo mais ela descobre tratar-se de algo maior e de grande importância tanto para si própria e sua família como, inclusive, sua própria cidade. Começa de forma despretensiosa, até cativar o leitor com um elenco divertido de personagens sem maiores mimimi's e que estão ali sendo simplesmente adolescentes mas sem deixar a aventura e o romance de lado. Leitura rápida e cativante para passar esse carnaval em boa companhia! 

4) As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky (Dica da Nicoli)

Para quem gosta de uma boa comédia, um pouco de romance e drama, e claro, descobertas na adolescência, recomendo esse livro. Ele é uma obra do Stephen Chbosky publicado aqui no Brasil pela Editora Rocco. 

Esse exemplar nos conta a história de Charlie, um adolescente de quinze anos que tem que superar o recente suicídio de seu melhor -e único- amigo, as dificuldades escolares, além de descobrir quem ele é e a que lugar ele pertence, com isso ele conta com a ajuda de Sam e Patrick.

O livro é bem curtinho, vocês leem ele em apenas um ou dois dias. Mas para quem quer aproveitar o Carnaval assistindo filmes pode ficar feliz, porque há uma adaptação para o cinema, que conta com a querida participação da Emma Watson no papel da Sam.

5) Dois irmãos - Fábio Moon e Gabriel Bá (Dica da Nara) 

Não li a história original de Milton Hatoum, também não acompanhei a adaptação exibida recentemente na Rede Globo com Cauã Reymond como protagonista, mas apesar disso, acredito que sim, fiz uma excelente escolha ao ler esse Graphic Novel em preto e branco e cheio de estilo.

Dois irmãos apresenta a vida dos gêmeos Yaqub e Omar, após uma briga de infância são separados e depois de anos se reencontram, porém a chama da disputa e rivalidade está mais vívida do que sua família imagina, fazendo com que a família perpasse por diversos problemas que marcarão todos permanentemente. Toda essa atmosfera tende a piorar por causa da mãe que evidencia sua predileção por Omar e uma pai sem firmeza.

Apesar de ser uma história lançada quinze anos atrás, apresenta sentimentos que até hoje a humanidade tem dificuldade de lidar como: inveja, ciúmes, prepotência, ira, amor doentio.

A escolha desse livro para o Carnaval se dá por ele ser um título nacional, mencionar traços importantes de nossos costumes e a mescla de culturas tão típica no Brasil. 

6) Um amor para Lady Johanna - Julie Garwood (Dica de Haianne)

Esse livro vai levar você às terras escocesas do século XIII nos tirando daquela zona de conforto de romances de época que se passam na sociedade londrina do século XIX. Lady Johanna é uma jovem que acaba de ficar viúva e que, mesmo após prometer a si mesma que não casaria novamente por ter sofrido muito em seu último casamento, se vê obrigada a contrair um novo matrimônio. Visando defendê-la de uma outra péssima escolha pelo Rei John e deixá-la em segurança (já que naquela época era perigoso uma mulher ficar sozinha, mesmo sendo viúva), o irmão de Johanna decide casá-la com Lorde Gabriel MacBain, um guerreiro escocês das Terras Altas. Johanna então, mesmo a contragosto, acaba se vendo presa em um lugar diferente do que estava acostumada, com pessoas que parecem não respeitar nem ela e nem uns aos outros e com um marido que mais parece um ogro. Será que esse casamento improvável de um homem bruto com uma mulher impetuosa trará bons frutos para o clã de MacBain?

Só sei que quando finalizei a leitura fiquei interessada em ler mais romances de época que tivessem a mesma ambientação. A autora consegue te levar para a Escócia e faz você visualizar as campinas, as florestas... Então aproveita esse feriadão para dar uma “viajada” às terras escocesas do século XIII e se encantar com a história de Johanna e MacBain.

E vocês, já fizeram uma listinha de livros para ler? Algum dos citados acima já foram lidos?

Comentários via Facebook

2 COMENTÁRIOS:

  1. Olá,gostei das dicas de livros para ler nessa época de Carnaval.
    E ainda não li nenhum deles...
    O que me agradou demais,foi o" Um Amor para Lady Johanna".
    Gosto de romances de época!
    E já faz um tempinho que pretendo ler os livros A Verdade sobre Nós e "De Olhos Fechados".

    ResponderExcluir
  2. marlene conceiçao30 de março de 2017 16:32

    Oi.
    Que dicas mais maravilhosas.
    Eu li o livro Um amor para Lady Johanna e confesso que simplesmente adorei.
    A mocinha é uma guerreira e um exemplo, eu amo romances de época.
    Bjs.

    ResponderExcluir