12 abril 2016
Profª Nara Dias

Resenha de Livro #200: Depois de você - Jojo Moyes

Título: Depois de Você (#02 Serie Como Eu Era Antes de Você)
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578645
Ano: 2016
Páginas: 320

Classificação

Atenção! Se você ainda não leu Como Eu Era Antes de Você, essa resenha poderá conter spoilers. Livros da série: Como Eu Era Antes de Você - Depois de Você.
Apesar de ter amado o livro "Como eu era antes de você" e ter quase enlouquecido aguardando o lançamento da sequência, não posso negar o medo que senti ao imaginar a possibilidade de me decepcionar com a história. Porém como a própria Jojo Moyes disse, a avalanche de mensagens que recebeu dos fãs, que indagavam o que teria acontecido com Louisa Clark ajudou-a no trabalho de desenvolvimento desse novo livro.  E acredito que ela tenha conseguido satisfazer a necessidade que nós, leitoras desesperadas que sofremos ao término do primeiro romance.

Nessa história é preciso lidar com a perda e esse processo é um caminho tortuoso e obscuro, no qual não é difícil de se perder. Apesar das instruções deixadas por Will para que Lou vivesse após a separação, ela sente-se ainda mais confusa e inquieta com sua nova vida, afastada das relações familiares e sociais, naufraga em depressão.
Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? 
Porém um "acidente" faz com que tenha a oportunidade de tentar se reerguer, mas sua família não acredita que o acontecimento tenha sido apenas um incidente e veem na filha uma suicida em potencial. A partir de então, uma série de pessoas e fatos surgem, sem falar nas visitas semanais ao grupo de terapia de luto "Seguindo em Frente", o emprego medíocre, o patrão imbecil... Fazendo com que o cotidiano de Louisa mais uma vez nos faça grudar no livro até a última página.
Você não precisa deixar que uma única coisa seja aquilo que define quem você é.
No início Lou dá muita ênfase na ausência de Will, entretanto, houve momentos que ele parecia ter caído no esquecimento, mas logo em seguida voltava a ser lembrado. Considero que essa dosagem, foi posta no enredo de modo suficiente, capaz de convencer sobre os profundos e sinceros sentimentos vividos no primeiro livro. Talvez o final pudesse ter sido um pouco melhor, mas a frase tão usada que diz que às vezes se for melhor, estraga. Não considero que Louisa está totalmente pronta para a vida, mas consegue sobreviver e finalmente viver.
Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.

Comentários via Facebook

4 COMENTÁRIOS:

  1. Maria Fernanda Pinheiro12 de abril de 2016 11:01

    Tenho medo de ler essa continuação, acho que CEEADV não merecia uma continuação e por isso acho que irei me decepcionar, não quero estragar o amor grande que sinto pela Jojo

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei da continuação. :(
    Achei que a Lou no primeiro livro evoluiu muito, e senti que nesse livro ela regrediu ao que era ANTES dele. E também não me cativei pela Lily nenhum pouco! Mas admito que foi bom entrar nesse universo de novo e conhecer mais sobre o Will :)

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tod mundo falando muito bem desse livro e do primeiro. Ainda não tive coragem de ler o primeiro porque sei que vou entrar em depressão. Choro litros só vendo o trailer do filme, imagina lendo o livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda nem li como eu era antes de voce, parece que sou um ET e todo mundo ja leu hahah mas ainda tenho 2 meses antes de estrear o filme entao posso ler, acho que so vou ler a continuação depois do filme, mas to muito empolgada pra ler. A historia parece tao linda, será que vou chorar?

    ResponderExcluir