08 fevereiro 2016
Profª Nara Dias

Resenha de Livro #196: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Título: A Playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637044
Ano: 2015
Páginas:288

Classificação



O livro A Playlist de Hayden, foi o livro de estreia de Michelle Falkoff, sendo publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito. A história ganhou um site site especial criado pela própria Editora para a divulgação.

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. “A Playlist de Hayden” é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Eu havia passado os últimos dias alternando o ódio por Hayden com a saudade, me sentindo culpado e deprimido, sem saber como deveria me sentir, mas desejando me sentir,de alguma forma, diferente. 
A história gira em torno do tema central: SUICÍCIO. A forma como o tema é abordado ficou excepcional. Escolhi essa leitura após ler a interessante sinopse e não me decepcionei. O prólogo contado por Sam, descreve o dia seguinte a uma festa, como ele encontrou seu melhor amigo morto , um pendrive e um bilhete escrito por Hayden. Acredito que essa introdução seja capaz de prender qualquer leitor.

A partir de então, a história é dividida em 27 capítulos, sendo o título de cada capítulo uma das músicas da playlist deixada no pendrive junto ao bilhete. Ouvir essas músicas e pensar em suas respectivas traduções foi muito triste, tive a impressão de que Hayden era real, transmitindo um pouco de seu sofrimento...
Como desaparecer completamente

Coroa de amor

Mundo louco

Invisível

Único

Sapatos caros

Eu não quero crescer

Jovem Diane

Cheira a espírito adolescente

Um passo mais perto

A canção da vingança do marinheiro

Canção do Adam

Alison

É assim que acontece

Desespero

Sozinho

Deixe ir

Diga alguma coisa

Todo mundo sabe

Como combater a solidão

Conversa 16

Último adeus

Dor

Para Emma

Amor cósmico

A mãe que nós compartilhamos

É só a vida

A narrativa é feita pelo próprio Sam, expondo a mistura de sentimentos que experimentou após a tragédia: culpa, saudade, solidão e também revolta, ainda mais ao perceber a falsidade das pessoas que cercavam Hayden e também tinham responsabilidade na infelicidade do adolescente.
As filas atrás da família de Hayden estavam tomadas por pessoas ricas e detestáveis daquele lado da cidade, com seus filhos igualmente detestáveis, amigos de Ryan que passaram anos torturando Hayden...
Mas, fala sério, em um funeral? Eles iam mesmo até aquele altar dizer coisas boas sobre Hayden... Será que aquelas pessoas tinham noção de como, em primeiro lugar, elas contribuíram para o fato de estarmos todos ali naquele dia?
Seria Sam então inocente da culpa que sentia? Quem então seria o culpado pela morte de Hayden? O irmão mais velho, Ryan, que cometia bullyng? Os amigos de Ryan também envolvidos? Os pais que não toleravam fraqueza, aturavam a contragosto a dislexia e queriam sempre bons resultados? A escola que nunca fez nada para ajudar? Ou ainda a garota misteriosa que mantinha contato pela internet?
Mas ele nunca argumentava com a mãe. Ele não era assim. Hayden fazia qualquer coisa para manter a paz.
O final foi exatamente o que considero que teria acontecido, caso a história fosse real. Com tudo, é possível identificar que para um mesmo problema existem inúmeras facetas, refletindo uma visão diferente em casa uma delas. Um enredo para reflexão profunda. Recomendo.
Você vai mesmo ficar em pé ali em cima e falar sobre o grande irmão que você foi? Você estava naquela festa, assim como eu. Você podia ter interrompido as coisas. Você deveria protegê-lo e não ter tornado tudo ainda pior.

Comentários via Facebook

19 COMENTÁRIOS:

  1. A gente vamos combinar que essas capas desse
    livro são lindas♥ Fico com inveja de ver as fotos deste projeto,
    criatividade reina, na hora de fotografar.

    ResponderExcluir
  2. Jura que é um drama? Pela capa eu jurava que seria um romance tipo teen, igual os da Tammy Luciano, mas vejo que me enganei, já me simpatizei com a historia de verdade, adorei as musicas, e a diagramação esta bem fofinha. Vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Ahh que legal Glaucia!! Eu ainda não li essa trilogia mas me lembro de ter visto ótimas resenhas e comentários! Faz tempo que não leio algo sobrenatural, será que vale a pena investir nesse? Uma pena que eu não tenha pelo menos o primeiro livro aqui comigo porque senão eu poderia ter essa ideia. Mas pra eu comprar agora já não compensa porque tenho tantos livros pra ler aqui...:x
    É muito bom ver a evolução em nossas fotos com o passar do picbook, né? Apesar de ainda ser o segundo mês a gente já consegue ver diferenças!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempo que quero ler esse livro, as duas coisas que também me chamaram atenção nele foram a sinopse e a diagramação. Nunca li nenhum livro da autora, mas só ouço críticas positivas. se ainda não leu o livro "Marina", do autor Carlos Ruiz Zafon, recomendo muuuito mesmo, é um livro fantástico, Eu particularmente amo esse livro. Gostei muito da resenha só aumentou minha vontade de ler o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa trilogia, irei ver os preços e dependendo do humor da minha mãe né, talvez eu ganhe de presente de aniversário. Adorei as sinopses, ainda mais por envolver fadas *--* li uma série de fadas da Aprilynne Pike que eu amei muito, recomendo. As fotos ficaram bem criativas, as flores sempre dão um toque à mais nas fotografias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, mostrou de forma bem clara o que o livro aborda, ah! E também fez com que eu ficasse com muuuuita vontade de lê-lo. Amo o livro "Os 13 porquês", e creio que a "A lista de Hayden" deve ser um pouco no mesmo estilo dele. E como você mesmo disse: "para um único problema existem inúmeras facetas", e eu gosto de livros que abordem isso, porque assim leva todos à reflexão e auto análise de seus atos, suas atitudes para com os outros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ameeei, as fotos!!!
    Sou louca para ler essa série, já ouvi maravilhas.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gente, que ilustrações mais fofinhas! haha
    Conheço a autora pelo livro Desafio de Ferro (aliás, já lesse? É IN-CRÍ-VEL!), escrito junto com a Clare.
    Nunca li mais nenhum livro dela, mas gostei de saber desse ^^

    ResponderExcluir
  9. Que fotos mais lindas. *_* Adorei as montagens e os acessórios das fotos!

    Ei, tá rolando um mega sorteio em parceria com outros blogs. Confira e participe! *_*
    Beijos,
    http://www.postandotrechos.blogspot.com.br/2016/02/mega-sorteio-literario-picbook-project.html

    ResponderExcluir
  10. As fotos ficaram lindas! *o*
    Eu já conhecia essa trilogia, há séculos tenho vontade de lê-la. Agora fiquei com mais vontade ainda! :o haha

    ResponderExcluir
  11. Desde que li As Vantagens de Ser Invisível, passei a ter um carinho especial por gêneros do tipo. Já ouvi falar muito bem desse livro. Morrendo de vontade de ler ele *---*

    ResponderExcluir
  12. Não sei porque, mas esse livro me lembra Coraline, que é muito bom! Mas enfim, ainda não tive a oportunidade de ler nada desta autora, adorei a diagramação, está linda!

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, as fotos ficaram lindas! :) Adoro esses projetos fotográficos, com certeza irei acompanhar as blogueiras participantes. E sobre os livros, não conhecia mas achei as capas lindas demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Já ouvi falar desse livro mas nunca me aprofundei no assunto que ele aborda porque tenho medo dele kk, acho essa capa é meio sinistra. Sei que é um livro para crianças maiores de 10 anos mas eu meio que fiquei com medo dessa história de fantasma kk.

    ResponderExcluir
  15. Amo amo amo esses livros que envolvem musica de alguma forma. Quero ler esse livro desde que foi lançado ano passado mas ainda não tive a oportunidade. Já ouvi falar bem e mal desse livro e preciso lê-lo para tirar as minhas próprias conclusões mas tenho quase certeza que irei adorar.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gosto muito do projeto e adorei as fotos, achei bem legal esse tema Carnaval Literário e sempre quis ler a serie série Faeriewalker pelo menos o primeiro livro que já vi muitas vezes e me deixou curiosa !!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Já tinha visto esse livro da Holly Black antes e me deixou interessada, mesmo não sendo o tipo de historia que gosto de ler a sinopse me deixou curiosa e lendo a resenha fiquei ainda mais curiosa, também acho que esse negocio de sempre ser um trio acaba cansado !!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Quando vi esse livro no lançamento fiquei interessada mas quando vi as resenhas sobre a historia vi que não é uma historia que iria gostar, mas achei legal a playlist e o quanto de significado que ela ganha no livro !

    ResponderExcluir
  19. Maria Fernanda Pinheiro21 de abril de 2016 14:02

    Estou com altas expectativas com este livro, amo livros com playlist que misturam músicas com livros e se da uma combinação perfeita

    ResponderExcluir