13 janeiro 2016
Profª Nara Dias

Resenha de Livro #193: Colin Fischer - Ashley Edward Miller e Zack Stentz

Título: Colin Fisher
Autor: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634166
Ano: 2014
Páginas: 176

Classificação


O livro Colin Fischer, publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, foi escrito por Ashley Edwart Miller e Zack Stentz, essa dupla masculina se conheceu pela internet por serem fãs de Jornada nas Estrelas, desde então, fizeram algumas parcerias importantes para a televisão e roteiros de cinema.


A história gira em torno de Colin Fisher, adolescente que está iniciando o Ensino Médio, sendo a primeira vez que lidará com o cotidiano escolar sem a ajuda de sua psicóloga Marie. Ele carrega há sete anos uma folha com desenhos de expressões faciais, embaixo de cada desenho os respectivos sentimentos que representam. Esse papel ajuda Colin a tentar identificar o que as outras pessoas estão sentindo. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a comemoração de aniversário de Melissa, uma das garotas, Colin se interessa em investigar o caso, sendo o único capaz de provar a inocência de Wayne Connelly, justamente um daqueles que mais o atormenta, que foi quem trouxe a arma para a escola. A arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…1

Sinceramente odiei a capa desse livro! E para aqueles que me conhecem um pouco, sabem que isso influencia muito nas minhas escolhas... No entanto, quando li a contracapa, fiquei muito interessada nos comentários de quem já leu o livro. E a sinopse me curiosa.

Quando iniciei a leitura, senti uma leve decepção ao perceber a atmosfera de bulling que perseguia a vida do personagem, entretanto, isso logo mudou porque percebi que Colin é extremamente inteligente, escreve e fala de um modo interessante, diferente dos demais adolescentes. Outros pontos vão surgindo como o fato de não suportar ruídos, nem ser tocado. Mas afinal, por que Colin Fisher tem essas características? Essa pergunta é respondida logo na página 36, ele tem Síndrome de Asperger, que é um Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), apesar de não ter um atraso cognitivo, escolhe temas e mantém o foco neles por grandes períodos, possuí facilidade na área de exatas, gosta de rotina. É movido pela lógica / razão, por isso tem dificuldades em interpretar sentimentos, não conseguem compreender metáforas e ironias, dificultando a comunicação.
"- Você não é diferente - Danny disse com um suspiro - Você é um espetáculo de carnaval."
"...Colin mastigava devagar, com cuidado e sistematicamente. As porções de comida em seu prato, divididas em seus setores respectivos, que não tinham permissão para se tocar..."
Apesar de ter apenas 176 páginas, o livro é dividido em 3 partes. No total são 15 capítulos e o epílogo. Cada um deles é iniciado com uma carinha que demonstra um sentimento e um texto de Colin, em seguida, o texto é narrado em terceira pessoa, As palavras que demonstram estados emocionais e sentimentos são destacados no livro, sendo escritos com caixa alta: MEDO.... EXASPERAÇÃO... PREOCUPAÇÃO... FURIOSO..... MALÍCIA... HESITAÇÃO... DIVERTIDO...

Gostei do modo que o personagem é descrito, sempre escrevendo com canetas coloridas em seu desgastado caderno vermelho... Pronuncia palavras difíceis com naturalidade, além de falar às coisas espontaneamente.
"- Minha behaviorista Marie disse: "Em geral as crianças se sentem ameaçadas por alguém diferente.""
 "Cooper apresente um ectoformismo pronunciado."
"Seus seios cresceram - Colin anunciou. As bochechas de Melissa tingiram-se de vermelho e ela deu um risinho e tossiu. Estava acostumada com Colin, mas nunca inteiramente preparada para ele."
Justifico minha nota para esse livro, 3 estrelas apenas, pelo fato de esperar mais do livro, quando o crime é desvendado por Colin, fiquei um pouco decepcionada, Porém, os escritores deixaram espaço mais do que suficiente para que a história possa ter continuação e se isso realmente acontecer não tenho dúvidas, lerei com certeza.


Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário