04 novembro 2015
Leonardo Ribeiro

Resenha de Livro #188: Vaclav & Lena – Haley Tanner

Vaclav & LenaTítulo: Vaclav e Lena
Autor: Haley Tanner
ISBN: 9788580451351
Ano: 2012
Páginas: 179

Onde Comprar: Amazon | Livraria Saraiva
Classificação
Vaclav e Lena foi o livro que me encantou pela capa, pelo título e pela sinopse. Considero uma leitura rápida, simples e sem grandes reviravoltas durante boa parte da trama. Os personagens Vaclav e Lena foram muito bem construídos e uma parte de mim sente de eles existiram de verdade pois a Haley os detalhou tão bem que quando terminei o livro tive a impressão que conheci pessoalmente Lena e Vaclav, como se eles fossem reais.

Vaclav e Lena se conhecem em uma aula de inglês, ambos têm seis anos e são russos que estão vivendo em Nova York. Vaclav desenvolveu bem o inglês, já Lena tem dificuldades e fica calada a maior parte do tempo.

Vaclav vive com os pais, tem uma vida bem estruturada em uma ótima casa e é obcecado por coisas referentes a truques mágicos sendo seu sonho se torna um mágico famoso tendo ao seu lado Lena como sua assistente de palco.

Lena é uma garota bastante tímida e é tão vulnerável que várias vezes senti vontade de dar um abraço nela e criar ela e dar tudo o que uma criança precisa. Lena mora com a tia e apenas sabe que foi abandonada por seus pais, não faz a mínima ideia de onde estejam. A tia de Lena não é a melhor das pessoas e não é responsável.

“Enquanto isso, Lena, no chão, escuta tudo. Por ser calada, os adultos se esqueciam dela, e Lena adquiriu um superpoder que a maioria das crianças desejaria ter: tornou-se invisível.” — Página 166 

Desde cedo, Vaclav e Lena sabem que foram feitos um para o outro e então prometem que um dia vão se casar. Porém as coisas tomam um rumo completamente diferente do esperado. Lena desaparece misteriosamente. Só então, no aniversário de 17 anos de Lena, 7 anos após o desaparecimento misterioso da garota, Vaclav finalmente sabe o que aconteceu com Lena.

O livro é fantástico na forma de abordar assuntos que na maioria das vezes não conhecemos, como eu que não sabia muito bem como são a vida de imigrantes e suas dificuldades. A Lena é muito fofa, amável e Haley conseguiu passar de uma forma impactante e ao mesmo tempo leve a vida nada fácil da jovem. 
É um livro para ler em poucos dias, não acredito que consiga ler de uma vez porque o enredo é bastante monótono no começo e não a nada que lhe prenda ao contexto. Só quando começa a parte “Separados: Vaclav” que você tem algo para lhe prender: O que aconteceu com Lena?, mas ainda assim você não obtém uma responda logo. 

Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário