19 agosto 2015
Profª Nara Dias

Top 5 - Quadrinhos Sensacionais

No início desse ano me deparei pela primeira vez com histórias em quadrinhos que não são voltados para o público infantil. E a partir daí me tornei fã desse gênero, desde que tenha um excelente roteiro e que seja bem escrito e ilustrado.
De tudo o que já li até agora, selecionei 5 títulos sensacionais, algumas dessas obras são chamadas de graphic novel, ou seja, romance gráfico e são caracterizadas por serem um romance contado em um único volume. Espero que tenham a oportunidade de ler pelo menos um deles, apresento a vocês na ordem de leitura.

Título:  Príncipe da Pérsia
AutorJordan Mechner, A.B. Sina, Le Yuen Pham e Alex Purvilland
Editora: Leya
ISBN: 9788562936111
Ano: 2010
Páginas: 288
Onde Comprar: Livraria SaraivaSubmarino

Ao folhear esse excelente graphic novel fiquei encantada, excelente papel, ilustração, cores... Confesso que fiquei um pouco confusa com o roteiro, diversas vezes precisei reler alguns pontos para entender a história, já que é muito diferente do filme, pois narra paralelamente a história de dois príncepes que viveram em séculos diferentes, porém tiveram suas vidas parecidas se considerarmos suas experiências na guerra e no amor. 

Título:  Anita Garibaldi, o nascimento de uma heróina
Autor: Custódio
Editora: Edição do Autor
ISBN: 9788535911626
Ano: 2010
Páginas: 68


Toda em preto e branco, Custódio conta a história de nossa heroína brasileira, famosa no Uruguai e também na Itália. Confesso que nunca tinha lido nada sobre a vida de Anita Garibaldi, talvez isso tenha me deixado também um pouco perdida, mas nem por isso deixei de entender tudo o que foi descrito e senti-me extremamente estimulada e ler mais sobre a trajetória vivida por essa grande mulher.  Gostei do modo que aborda os fatos não comprovados historicamente, deixa isso claro no texto e aponta outras possíveis conjunturas. Uma ótima leitura complementar,não só para as aulas de história.


Título:  Persépolis
Autor: Marjane Satrapi
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535911626
Ano: 2007
Páginas: 352
Onde Comprar: Livraria SaraivaSubmarino

Essa obra está até hoje em meus pensamentos, marcou-me drasticamente por ser a história real de Marjane Satrapi, nascida no Irã, viveu lá até seus 14 anos. No livro conta história desde a infância, mostrando as mudanças pelos quais passou seu país passou desde a chegada e uso obrigatório dos véus. Criada por pais modernos e extremamente atentos e participantes dos acontecimentos políticos, ao perceberem que não havia lugar para a filha no país, enviam-a para viver no Ocidente, onde precisou crescer, cuidar de si mesmo, passando muitas vezes por situações deploráveis, sofrendo com as diferenças culturais e a saudade da família. Ao retornar ao Irã continua sentindo-se excluída,afinal era uma garota ocidental de volta à sua terra natal.



Título:  Maus, a história de um sobrevivente
Autor: Art Spiegelman
Editora: Companhia das Letras / Quadrinhos na Cia.
ISBN: 9788535906288
Ano: 2013
Páginas: 296
Onde Comprar: Livraria SaraivaSubmarino

A primeira vez que folhei esse livro, não senti vontade de ler, um dia porém pesquisando algo na internet, esbarrei novamente com Maus, li a sinopse e voltei correndo para iniciar a leitura. Em geral o que chama minha atenção são as ilustrações e essa história em quadrinhos é toda em preto e branco, os personagens são representados por animais, Hitler e os alemães são os gatos, os judeus os ratos e os poloneses os porcos. Já li alguns livros sobre o holocausto e esse também foi um que me deixou profundamente entristecida, Art conta a história real de sobrevivência de seus pais, ele demorou cerca de 11 anos para finaliza-la, gravou mais de 20 horas de áudio com as conversas que teve com seu pai para que ele lhe contasse os detalhes pelos quais passou. Leitura indispensável.

Título:  300 de Esparta
Autor: Frank Miller
Editora: Dark Horse Books
ISBN: 9788575325827
Ano: 2015
Páginas: 88
Onde Comprar: Livraria SaraivaSubmarino

E por último, li a graphic novel "300 de Esparta", extremamente bem ilustrado, é maravilhosamente e bem colorido. A edição é em tamanho gigante 25x33cm, isso me atrapalhou um pouco, já que leio tudo no caminho entre casa e trabalho, geralmente em pé no ônibus, esse foi impossível ler assim, já que aberto chega a 66 centímetros. Quem não conhece a história, pode ficar perdida no roteiro resumido da história, fora isso tudo está perfeito. 



---
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário