02 agosto 2015
Profª Nara Dias

Top 5 Livros Que Nos Dão Esperança!

Os títulos que escolhi, são livros que marcaram minha vida por trazer esperança, mostrando que sentimentos como amor, carinhos, inocência são fortes e capazes de alcançar o impossível. Todos esses livros estão no topo da minha lista de favoritos, em breve espero reler todos.

  
 

Pollyanna por Eleanor H. Porter
Oliver Twist por Charles Dickens
O jardim secreto por Frances Hodgson Burnett
Fuja, coelhinho fuja! por Barbara Mitchelhill 
Flora Hen por Hwang Sun-mi

Pollyanna é um clássico escrito por Eleonor H. Porter em 1912. Li quando criança e me fez enxergar a vida de um modo diferente. Pollyanna é filha de missionários pobres e com o pai aprende a jogar o “Jogo do Contente” e a ficar feliz em qualquer situação por mais difícil que pareça. Com a morte da família, vai morar com uma tia mal-humorada e começa a transformar as pessoas ao seu redor. Recentemente, vi em uma livraria uma edição com ilustrações de Sabrina Eras, fiquei apaixonada.

Oliver Twist também é um clássico, o livro mais famoso de Charles Dickens. Oliver vive em um orfanato, depois de fugir vive com um grupo de ladrões que o ensinam a roubar, apesar da situação colaborar para que ele se tornasse uma pessoa má, ele continua inocente e bondoso. Lindo livro, também li quando era criança. Além de querer reler essa obra, preciso assistir ao filme de 2005.

Já com o clássico O Jardim Secreto eu fiz o caminho inverso, vi diversas vezes o filme de 1993 quando era criança, li a adaptação escrita por Ana Maria Machado e quando encontrei o original, também traduzido por Ana Maria, com lindíssimas ilustrações de Júlia Sardà, fiquei satisfeita e feliz. Ao ficar órfã, Mary Lennox deixa a Índia e vai para a Inglaterra morar com o tio, viúvo da irmã de sua mãe. Extremamente mal amada e de humor insuportável, Mary conhece sentimentos desconhecidos para ela como amor, bondade, alegria, além de descobrir um primo que vive trancado em um quarto da mansão, por ser considerado fraco e inválido. 

Fuja, Coelhinho Fuja é um livro pouco conhecido por ser uma obra recente, mas já premiada. Lizzie Butterworth é uma menina e conta o que acontece quando o pai se recusa a lutar durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um desertor, além das humilhações que passa na escola e por parentes, o pai precisa fugir para não ser preso, levando Lizzie e seu irmão menor, já que é viúvo. Apesar de uma jornada difícil, o amor une os três.

A história de Flora Hen é contada pela coreana Hwang Sun-mi e eu simplesmente me apaixonei pela história e as maravilhosas ilustrações de Yasmin Mundaca. Flora quer chocar um ovo e essa missão parece impossível, já que é uma galinha poedeira. Ela é desprezada, humilhada, dada como morta, mas supera tudo e consegue alcançar seus objetivos. Passa sua vida protegendo seu filhote, mesmo depois de perceber que o ovo chocado é de um pato real, laços mais fortes que os de sangue são criados por causa do amor e da esperança.

Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário