12 agosto 2015
Profª Nara Dias

Resenha de Livro #182: O Mistério da Estrela, Stardust - Neil Gaiman

Título: O Mistério da Estrela - Stardust
Autor: Neil Gaiman

Ilustradora: Janaina Tokitaka
Editora: Rocco
ISBN: 9788561384357
Ano: 2008
Páginas: 280
Classificação

O livro O Mistério da Estrela - Stardust foi escrito por Neil Gaiman e publicado no Brasil pela Editora Rocco.

Em dez capítulos conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para isso precisa atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, na Inglaterra vitoriana, da Terra Encantada. A passagem só é atravessada a cada nove anos, durante a Festa da Primavera quando acontece uma grande feira no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Em uma dessas feiras, o pai de Tristan, Dunstan Thorn, cruzou o portal para comprar um presente à sua pretendente e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.

Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, protegendo a estrela caída, Yvaine, que a princípio não quer colaborar e ir à Muralha com Tristan. A luta de Tristan, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman. 

Eu assisti algumas vezes ao filme sem saber da existência do livro, adoro contos de fadas e esse é sem dúvida um dos meus prediletos. Ao me deparar com essa obra brilhando na prateleira destaque na biblioteca, não tive como deixar de lê-lo, a capa é maravilhosa, em azul e preto com estrelas e letras douradas. Existe sempre o conflito entre livro e adaptação cinematográfica, porém, não consigo classificar qual é a minha preferida nesse caso. No livro é possível saborear melhor cada passagem e mesmo tendo diversas mudanças significativas no enredo, ambas as obras são lindas. Senti falta de um mapa, para ficar mais fácil entender a localização de Tristan Thorn e Yvaine.


Diferenças entre longa-metragem e livro:

O filme é de 2007, com classificação livre e conta com a participação dos famosos atores Robert De Niro e Michelle Pfeiffer, sendo um ótimo conto de fadas para toda a família. Já o livro não é recomendado para crianças, já que contém descrição de cenas violentas e que insinuam a prática de sexo, essa foi a única parte que me deixou de certa forma decepcionada com a obra.

O livro é interessante por trazer detalhes que nunca é possível mostrar em um longa-metragem, o primeiro capítulo, por exemplo, conta a história de Dunstan Thorn, pai do protagonista.
“Com isso, Dunstan se debruçou por cima da banca, em meio ao tilintar das flores de cristal, e deu um casto beijo no rosto macio da moça... Ele foi embora, cambaleando. Não precisava perguntar como ela sabia seu sobrenome. Ela o tinha arrancado dele, juntamente com outras coisas como, por exemplo, seu coração, quando ele a beijou.”
Quanto ao final da história, em alguns aspectos os finais se assemelham. Por isso recomendo que assista ao filme, leia o livro na ordem que preferir, mas faça isso porque são ótimos.

Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário