23 abril 2015
Glaucia Matos

Resenha de Livro #167: Supernova: O Encantador de Flechas - Renan Carvalho

Autor: Renan Carvalho
EditoraNovo Conceito
ISBN9788581636795
Ano: 2015
Páginas: 440
Onde Comprar: Amazon | Livraria Saraiva

Classificação

O Encantador de Flechas é o primeiro volume da trilogia Supernova, uma distopia escrita pelo autor nacional Renan Carvalho. A primeira edição foi publicada em 2013, e logo esgotou. Neste ano, o livro ganhou uma cara nova através selo Novas Páginas, da editora Novo Conceito.

Acigam é uma cidade isolada, convivendo com os constantes avanços científicos da humanidade, que tem caminhado rumo à supremacia. É neste ambiente que Leran vive com a mãe e a irmã mais nova. Ele pode parecer muito desligado para seus familiares, mas seu professor de treinamento de arco e flecha pensa o contrário. A habilidade do garoto nesta área é surpreendente.

O pai de Leran faleceu quando ele tinha 8 anos e, desde então, sua mãe não mantém uma boa relação com o ex-sogro, Bretor, um homem importante, capaz de fazer os mais poderosos encantamentos. Após uma aula com o avô, Leran e ele testemunham alguns assassinatos. Os silenciadores (como o nome já subentende), sob a ordem do governo, agem para acabar com as pessoas que utilizam a ciência das energias, denominadas “magos”.

Acigam vira palco de uma disputa acirrada, entre o governo opressor e um grupo de civis com conhecimentos da Ciência das Energias. Repentinamente, Leran encontra-se dentro dessa guerra, tendo que aprimorar sua técnica para proteger aqueles que ama.
O livro é dividido em quatro partes (Segredos, A Guilda, Silêncio e Encontrando o Poder), sendo que três delas são narradas por Leran. A narrativa dele conquista, envolve com uma perspectiva bastante detalhada, o que é essencial em uma distopia para que o leitor compreenda o que está acontecendo.

O projeto gráfico está bem bacana, simples, mas repleto de ilustrações lindas. A capa faz o livro perder alguns pontos, não achei muito atrativa. Além de críticas importantes à sociedade, o leitor também encontrará valores muito importantes e lições que o levarão a refletir. É possível perceber o amadurecimento da escrita do Renan Carvalho ao longo do enredo, dificilmente encontro uma leitura tão interessante no cenário nacional.

Comentários via Facebook

6 COMENTÁRIOS:

  1. Olá Glaucia,
    Todoooo mundo me fala que esse livro é ótimo!! Ou dizem apenas: "Leia! Você vai adorar o Morfeu, ele é o meu coadjuvante preferido." Eu fico meio com um pé atrás porque acredito que a história seja meio que baseada em Alice no País das Maravilhas, contudo, sei que lerei ele ainda esse ano.
    Bjs


    www.leituranossa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia,
    Eu AMEI esse livro, talvez porque eu não esperava nada dele e me dei de cara com um enredo que é minha cara. Gosto muito desse gênero de mistério, fantasia e aventura. Me apaixonei pela Judra, ela é fantástica! E o capitulo extra no final me deixou ansiando pelo próximo volume, vamos aguardar o lançamento, mas já sei que virei fã de mais uma série.
    Beijos,


    www.leituranossa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostei muito da historia o livro me pareceu que tem uma trama bem devolvida e adorei o que o personagem principal pratique arco e fecha, adorei a nova capa ela me deixou bem curiosa sobre a historia do livro !!!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já tinha visto e lindo varias resenhas sobre esse livro e pretendo ler amo a historia de Alice e adorei que esse livro conte a historia de um jeito diferente fiquei muito curiosa sobre os cenários que A.G. Howard e a capa esta linda !!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal. Acabei de comprar o livro de Alice no Espelho e apesar de já ter visto esse livro, não sabia que seria um espécie de continuidade da vida de Alice, to surtando com isso!!!! Imagino os cenários, a personagem... Adorei, já vou procurar. Preciso tê-lo!!!! Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Livros com ilustrações tornam a leitura muito rica, adoro. Achei a premissa muito legal e pela sua resenha, uma ótima leitura, jovem, cheia de aventura e mistério. Gostei muito de conhecer e espero pelos próximos... Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir