05 junho 2015
Patrícia Oliveira

Resenha de Livro #172: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578552381
Ano: 2014
Páginas: 208
Classificação
Resenha escrita por Nara Dias

O livro “Por que Indiana, João”, foi escrito por Danilo Leonardi que é o criador de um dos maiores sites brasileiros de literatura: “Cabine Literária”, o livro foi publicado pela “Giz Editorial”.

João nasceu e viveu em São Paulo até seus nove anos, mudou-se para Minas Gerais e viveu lá durante seis anos, lá, sofria com o bulling, os colegas riam de seu sotaque, colocavam apelidos, ridicularizavam por não ser bom nos esportes. Seu único conforto foi conhecer Raquel, que apesar de mais nova, o defendia dos maus tratos, mas infelizmente como não eram da mesma sala, aguentava diariamente as humilhações. 

Ao terminar o 9º ano volta a morar em São Paulo e é perseguido initerruptamente por Guilherme, o típico garoto valentão, os ataques já duram dois anos. João diariamente tenta apenas chegar à escola, estudar e voltar para casa despercebido, mas não é o que acontece. 

O mais chocante é saber que muitos dos professores veem as provocações e, ou ignoraram ou riem junto das brincadeiras terríveis que João sofre a cada dia. Porém tudo muda quando um colega da turma grava quando Guilherme parte para bater em João na frente de toda a sala e João sem querer dá um chute que derruba o agressor. João se torna celebridade e sua vida muda radicalmente.



O livro é narrado por João, então conseguimos perceber o que se passa na mente de uma pessoa agredida, é possível também analisar onde as escolas estão errando e como é possível ajudar os alunos a viverem sem violência, seja ela física ou mental. Além disso, mesmo a história sendo fictícia, nos mostra o que o bulling pode resultar futuramente, não somente para aqueles que são marcados diariamente pelas agressividades que recebem, mas os agressores também.

Não explicarei porque Indiana, vocês precisarão ler o livro para entender. Recomendo a leitura para nossos leitores a partir de 12 anos. É um ótimo livro que pode ser trabalhado de diversas formas nas escolas.

Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário