15 março 2015
molecade20

Resenha de Livro #160: Querido John - Nicholas Sparks

Título: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219213
Ano: 2011
Páginas: 223
Tradutor: Patricia de Cia
Classificação

Querido John é um best-seller escrito por Nicholas Sparks. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, e já possui adaptação cinematográfica.

John sempre viveu com seu pai, um homem silencioso, simples e apaixonado por moedas antigas. Ele se sente frustrado pela forma como foi criado, tornando-se um jovem rebelde. Anos depois de ter concluído o Ensino Médio, John reflete sobre a vida que está levando e decide que o alistamento no Exército é sua melhor opção. A partir desta escolha, é possível perceber um grande amadurecimento do personagem. Gostei da forma como o autor fez de John alguém diferente sem, de fato, mudar as características únicas que ele possui. Ficou muito autêntico.

Em uma de suas licenças, John sai para surfar e acaba bancando o herói, recuperando a bolsa de uma moça que havia caído no mar. É dessa forma que conhece Savannah, e imediatamente sente-se atraído por sua forma gentil e animada de viver. O mesmo acontece a ela, que vê no soldado uma pessoa de bom coração. A paixão dos dois surge rapidamente, mas é possível perceber o quanto é real.

Quando as duas semanas que passaram juntos chegam ao fim, ambos prometem manter o contato e lutar para que a relação dê certo. E, sim, no começo tudo corre bem, mas a distância sempre acaba desgastando os laços, e nem sempre é possível manter as coisas lindas como eram no início. Aguardando ansiosamente pelo fim do ano e, respectivamente, do período de alistamento de John, o casal é pego de surpresa com o atentado de 11 de setembro, que ameaça tudo o que construíram até então.

Iniciei a leitura de Querido John com muitas expectativas, e devo dizer que elas foram atendidas. O enredo leva o leitor a refletir sobre o valor da família e do verdadeiro amor. Os personagens passam por conflitos reais, emocionantes, e são forçados a escolher caminhos que não pretendiam seguir. Em alguns momentos, desanimam como qualquer pessoa, mostrando que a vida tem seus momentos tristes, equilibrados com uma dose de momentos felizes e inesquecíveis.

Comentários via Facebook

1 COMENTÁRIOS:

  1. Eu li Querido John há um bom tempo, mais sou apaixonada por ele até hoje, é um livro que me encantou e me mostrou uma verdadeira historia de amor. Ótima resenha Paula, dê uma passadinha lá no blog www.meigacomoslivros.blogspot.com e deixe um comentário, o seu carinho por lá como deixei aqui. Boas leituras ♥

    ResponderExcluir