26 fevereiro 2015
molecade20

Resenha de Livro #157: Um Dia - David Nicholls

Título: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570458
Ano: 2011
Páginas: 416
Tradutor: Claudio Carina
Classificação

Um dia foi escrito por David Nicholls e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. O livro também ganhou uma adaptação cinematográfica, estrelada por Anne Hathaway e Jim Sturgess.

Emma e Dexter passam juntos a noite depois da formatura, em 15 de julho de 1988. Ambos tem noção de que o dia seguinte trará caminhos diferentes, mas isso não impede que pensem um no outro de forma carinhosa. O casal acaba se tornando uma espécie de melhores amigos, com diálogos e trocas de cartas engraçados e inteligentes.

Emma tem uma beleza única, que surge nos momentos mais inesperados em forma de sagacidade. Enquanto isso, Dexter é o tipo "garanhão rico", com uma vontade imensa de curtir a vida. Um dos pontos mais interessantes do livro é exatamente o relacionamento de Em e Dex. É cheio de altos e baixos, mas percebe-se o afeto sincero que existe entre eles. 

A narrativa da história percorre 20 anos, contados ano a ano em todo dia 15 de julho. Achei essa ideia simplesmente genial, há tempos não via uma forma tão criativa de escrever. Fiquei um pouco perdida no começo, mas é fácil se acostumar e ficar na expectativa para saber o que ocorre no capítulo seguinte.

Acima de tudo, admiro muito quando um autor consegue trazer realidade para sua obra. Adoro ficção, mas um livro que consegue trazer fatos que aconteceriam no cotidiano é algo inexplicável. Super recomendo a leitura!

Comentários via Facebook

4 COMENTÁRIOS:

  1. Olá Patricia!
    Desses lançamentos, o que mais se destaca para mim, com certeza é o Objetos Cortantes. Mas gostaria de ter em minha estante o Brutal, Um mais Um (Porque a JoJo sempre nos deixa de coração partido, mas ainda assim a amamos.) e Que tipo de homem escreve uma história de amor?


    Beijos,
    www.leituranossa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula!

    Também adorei a forma de escrever da autora! Esse livro me deixou uns três dias inteiros com a auto estima baixa rsrs. Emma e Dexter são realmente um casal muito bonito!



    Beijos,
    www.leituranossa.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Patricia! Estou ansiosa para ler Tensão, e também objetos cortantes! Achei os lançamentos de algumas editoras um pouco fraquinho... beijos

    ResponderExcluir
  4. OI Paula! Vontade não me falta de ler este livro. Já li algumas resenhas falando que ele é chato, um pouco parado... não sei, acho que ele é amado e odiado por alguns rs. Mas eu quero ler! E o filme também está na lista, beijos.

    ResponderExcluir