03 fevereiro 2015
molecade20

Resenha de Livro #152: Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Título: Para Onde Ela Foi (#02 Série If I stay)
Autor:
Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635675
Ano: 2014
Páginas: 240
Tradutor: Santiago Nazarian
Classificação

Atenção! Se você ainda não leu Se eu ficar, essa resenha poderá conter spoilers. Livros da série: Se eu ficarPara onde ela foi.
Para onde ela foi é o segundo (e último) volume da série Se eu ficar, escrito por Gayle Forman e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

No primeiro livro, conhecemos a história de Mia Hall, uma adolescente apaixonada por violoncelo, música clássica e por seu namorado, Adam. Tudo muda completamente na vida da garota quando ela e seus pais sofrem um acidente, do qual apenas Mia sai com vida, ficando em coma e com a difícil decisão: ficar com seu grande amor ou partir com sua família.

Em Para onde ela foi, Gayle Forman manteve duas características bem criativas que já predominavam no primeiro livro: a alternância presente/passado e a história acontecendo, de fato, em apenas um dia. Agora, o enredo é sob a ótica do Adam. Três anos se passaram desde o trágico acidente, e tudo mudou COMPLETAMENTE. 

Após o lançamento do álbum Collateral damage (Efeito colateral), Adam é um astro do rock, e está em Nova York por uma noite antes de partir em turnê com sua banda. Eis que, ao sair para um passeio noturno, ele vê o anúncio de um concerto que aconteceria naquela mesma noite. Ao escolher assistir o espetáculo e reviver o passado, Adam também busca as respostas que não teve durante os últimos três anos.

Amei Se eu ficar, e tinha muitas expectativas com a continuação, mas... me decepcionei um pouco! No primeiro livro, estava bem explícita a noção dos laços de família em uma história que tinha tudo para ser maravilhosa, mas o decorrer dos fatos ficou bem clichê, fugiu um pouco do que eu esperava. O comportamento do Adam é irritante, mas a narrativa dele é mais carregada de sentimentos que a da Mia, um ponto positivo.

Apesar do rumo não ter sido o melhor, vale a pena ler, com certeza. Cada um verá o final do casal de uma forma, e imagino que todos queiram saber o que aconteceu com a Mia e como ela enfrentou a vida após o acidente; Sendo assim, Para onde ela foi é uma leitura indispensável.

Comentários via Facebook

3 COMENTÁRIOS:

  1. Oi xará rsrsrs

    Acabei de ler Seu eu ficar, ainda vou ler para onde ela foi. Mal posso esperar pra começar, apesar de não ter gostado muito de seu eu ficar.

    adorei o blog. Segue o meu também ;)

    http://paulinhabonito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula!
    Nossaaa, me apaixonei por esse livro, na verdade, por essa duologia. Se eu ficar foi incrível e terminou com aquele: Será que ela viveu? ... O que mais gostei desse livro foi que agora temos a visão do Adam, o ponto de vista dele. Também me decepcionei um pouco como você, achei a Mia um pouco frio na maior parte do tempo e o Adam mais maloqueiro do que o normal. Bem, espero que venha o filme!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula! Para onde ela foi está na minha lista de meta para 2015. Gostei bastante do primeiro livro da Gayle, e a NC arrasou na diagramação. Acho muito linda!!! Tô super curiosa para saber mais da narrativa do Adam, não gostei muito deles como casal. Tomara que isso melhore! beijos

    ResponderExcluir