11 novembro 2014
Paula Adriane Manfron

Resenha de Livro #129: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar (#01 Série If I Stay)

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Onde comprar: Amazon | Submarino | Livraria SaraivaLojas Americanas
Classificação

Se Eu Ficar, escrito por Gayle Forman e publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, já havia sido lançado em 2009, mas o auge de seu sucesso ocorreu recentemente, com a adaptação para o cinema.

O livro nos apresentará Mia, uma adolescente cuja maior paixão é tocar violoncelo. Contudo, sua fascinação por música clássica não é genética, já que seus pais são roqueiros. Esta diferença de estilos gera conflitos e situações muito engraçadas, o que não diminui em nada o carinho da família. Outra situação inusitada para ela é seu namoro com Adam, um garoto lindo, popular e integrante de uma banda punk. Este é, sem dúvida, um dos focos principais do enredo: os laços de amor que unem as pessoas apesar de suas individualidades.

Já no início do livro, temos contato com a experiência que dá corpo à história: o acidente. Tudo parece bem quando Mia, seus pais e seu irmão Teddy saem para um passeio de carro. Em um momento, ela estava no banco de trás, no seguinte, se encontra parada no asfalto, confusa, assistindo seu próprio corpo sendo levado.

A partir deste ocorrido, acompanhamos Mia no decorrer dos fatos e em sua indecisão sobre ficar ou partir. Achei muito criativa a ideia da autora de alternar cenas que a personagem vivencia no presente e flashbacks de suas lembranças.

A leitura é rápida, leve e muito emocionante. Por muitas vezes não atribuímos o devido valor aos pequenos gestos que tornam nossa experiência neste mundo mais bonita. “Se eu ficar” nos leva a refletir sobre a vida, a família e o verdadeiro amor. Descrevendo em uma frase: lindo do início ao fim.

Comentários via Facebook

4 COMENTÁRIOS:

  1. Acredita que ainda não li este livro.
    Que bom que gostou Paula..é difícil alguém não ter gostado desse livro.
    Eu ainda preciso ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, tudo bom?

    Li Se eu ficar em inglês, antes dele ser publicado pela NC. Quando descobrir que o livro chegaria aqui no Brasil, me animei logo. Infelizmente ainda não tenho ele na minha estante, mas em breve ele será meu. Estou doida para ler continuação também.


    Beijos, Vic
    Blog Minha Velha Estante

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula, tudo bom?

    Se Eu Ficar é um livro que, apesar de estar na minha lista de desejados, não é prioridade. Eu ainda não sei quando irei lê-lo e nem se irei comprá-lo. Ainda vou decidir. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir