06 março 2014
Glaucia Matos

Resenha de Livro #108: Convergente - Veronica Roth

ConvergenteTítulo: Convergente (#03 Série Divergente)

Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801860
Ano: 2014
Páginas: 528
Tradutor: Lucas Peterson
Classificação

Atenção! Se você ainda não leu Insurgente, essa resenha poderá conter spoilers. Livros da série: Divergente Insurgente - Convergente.

Convergente é o terceiro e último livro da série Divergente, escrito pela autora Veronica Roth e publicado no Brasil pela Editora Rocco.

Estava tão ansiosa pelo desfecho da história que, assim que recebi o livro, corri para ler. Pois bem, o livro começa exatamente no ponto que Insurgente termina, ou seja, com a grande questão sobre o que há além das cercas.

De cara, já é possível notar a diferença gritante entre a narrativa desse livro, que é mais lenta e detalhista, se comparada aos outros dois. Temos também o ponto de vista de Tris e Tobias (Quatro).

Pude notar que ao longo das páginas, a medida que a leitura ia fluindo e eu ia descobrindo o porque e qual foi o propósito da criação das facções, que a Tris parecia mais madura e muito mais corajosa, disposta a tudo para salvar à todos. Porém, com a narrativa de Tobias, vendo tudo de um angulo diferente, ele me pareceu muito confuso e teimoso. Não parecia que era aquele Tobias que havíamos conhecido lá no primeiro livro. Em certos trechos, nem parecia ele, sabe?

O relacionamento deles também, parece ter estacionado. Não ia pra frente e nem pra trás, e quando tinham cenas que envolvia os dois, eu tentava achar aquela química, mas infelizmente foram rara as vezes que a encontrei.

A autora conseguiu de certa forma, juntar todas as pontas soltas, fazendo com que muitas duvidas e questionamentos fossem respondidos sobre o mundo dos Divergentes.

Mas o final do livro, principalmente em relação aos personagens, me decepcionou bastante. A autora praticamente pegou toda a série e jogou para o alto, como se nada que aconteceu nos outros livros, tivessem qualquer relevância.

E foi isso que me motivou a dar somente três estrelas na classificação. Não por ser um livro ruim, mas por não atender as minhas expectativas.

Acredito que esse será um dos livros, que irá gerar muitas discussões entre os fãs. E quer um conselho? Leia-o. Pois só assim é que você poderá tirar suas próprias conclusões.

Comentários via Facebook

4 COMENTÁRIOS:

  1. Eu terminei de ler Insurgente há um tempo, e estou doida de vontade de ler Convergente, mas essa resenha ao mesmo tempo me desanimou um pouco, por causa do que você falou sobre o Tobias, mas ao mesmo tempo me animou mais, porque eu PRECISO saber a história toda!!

    http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É... eu só li Divergente até agora, mas fiquei sabendo do MEGA spoiler que rolou na blogosfera sobre o final do livro e fiquei super chateada. Ainda assim irei ler, terminar a trilogia, mas desanimou um pouco, sabe? A autora tomou decisões chocantes e conheço muita gente que já colocou-a numa listinha negra rsrs


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum dos livros da série, mas só escuto elogios sobre a mesma até mesmo já resolvi comprar o livro um para começar a leitura logo, espero que a série atenda as minha expectativas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li essa série, mas vi muito spoiler e ao mesmo passo que me interessou a ler, também me desanimou um pouco por já saber previamente o ápice dos livros :/
    E vi muitas pessoas decepcionadas como você com o final, daí fiquei meio assim...
    Mas ainda assim lerei, e lerei antes do lançamento do filme rs


    bjs

    ResponderExcluir