04 setembro 2013
Glaucia Matos

Resenha de Livro #89: Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta

Fazendo Meu FilmeTítulo: Fazendo Meu Filme "A Estreia de Fani" (#01 Série Fazendo Meu Filme)
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
ISBN: 9788589239844
Ano: 2009
Páginas: 336

Classificação

Fazendo Meu Filme " A Estreia de Fani" é o primeiro livro da série de mesmo nome, da autora nacional Paula Pimenta, e foi publicado pela Editora Gutemberg.

Eu sempre tive curiosidade de ler os livros da autora Paula Pimenta. Isso porque sempre li e escutei vários elogios às suas histórias. Assim, quando surgiu a oportunidade de adquirir o livro numa troca no skoob, não perdi tempo.

Nesse enredo fofo, somos apresentados a Fani, uma adolescente completamente apaixonada por filmes! Entre assistir as estreias no cinema, rever seus milhares de DVD's e estudar, ela também acha tempo para se divertir com seus amigos de escola. Amizade essa, preservada à anos.

Fani está cursando o 2º Ano do Ensino Médio, e como toda garota nessa idade, tem suas dúvidas quanto ao que quer na vida. Sua vida amorosa é repleta de amores platônicos, e suas amigas vivem pegando no seu pé, por essa mania dela, de idealizar muito um cara na vida real, como verdadeiros príncipes encantados. Mesmo se decepcionando, quando os conhece de verdade, Fani não aprende a lição.

Entre seus amigos, ela é mais próxima do Leo, mas nunca nem passou por sua cabeça, olhá-lo com outros olhos. São apenas amigos, ponto. Essa amizade começa a estremecer, quando surge a oportunidade dela ir fazer intercâmbio, o que consequentemente a levará a se mudar para outro país por um ano. Com a correria das últimas provas na escola e a prova para o intercâmbio, Fani se vê cada vez mais dependente dos amigos, mas Leo começa a ficar cada vez mais arredio, e ela não entende o motivo. Era para todos estarem feliz por ela, certo?

Sentimentos conflitantes que ela nunca pensou ter em anos, de repente vem como uma avalanche sobre ela, em poucos meses. E mesmo tendo todo o apoio da família e alguns amigos, ela começa a se perguntar se essa viagem é mesmo o certo a se fazer.


A narrativa desse livro é muito gostosa, mesmo sendo um livro claramente feito para adolescentes, não tem como não se envolver com a história de Fani, rir e chorar de alguns momentos que passam em sua vida, nos lembrar de momentos parecidos que vivemos em nossa adolescência.

Os personagens foram muito bem construídos. Cada um possui uma característica destacável, que os faz tão importantes no contexto. 

De maneira geral, é um ótimo livro para ler e presentear, pois possui um enredo leve, com uma história muito fofa, que nos faz querer devorar todos os livros de uma só vez.

O trabalho gráfico da capa também está perfeito, pois cada elemento traduz alguma característica de Fani ou do que a mesma está vivendo. Só não curti muito as páginas brancas, pois cansam mais a vista, mas como a história foi boa, relevei! 

Comentários via Facebook

6 COMENTÁRIOS:

  1. Oi Glaucia!
    Eu também tenho vontade de ler, sempre leio tanta coisa a respeito desse livro que eu morro de curiosidade de começar a ler a série.Eu me decpcionei tanto com a Thalita Rebouças que agora fico meio encanada como genero, mas tenho quase certeza que este é bem melhor!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler essa série, infelizmente ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta. Todo mundo elogia tanto a escrita dele que tenho quase certeza que gostar. Ah e essa capa é linda demais <3
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler os livros da Paula Pimenta. Sou fã de literatura e o que conheço dos nacionais são apenas os clássicos, e os escritores atuais tem tanto talento quanto os imortais da nossa literatura quanto os de fora, então porque não dar uma chance a eles?
    Esse parece ser um livro bastante divertido, e reflete bem os conflitos dessa época. Provavelmente vou me identificar com a Fani, vi muito de mim nela em todas as resenhas que leio a cerca dessa obra.

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda mesmo, e pela sua resenha o conteúdo é incrível mesmo. Quem não gosta de relembrar a adolescência :)

    ResponderExcluir
  5. A capa é realmente muito bonita. Ainda não tive oportunidade de ler algum livro da autora, mas que sorte a sua ter conseguido trocar no skoob, sempre quis fazer trocas mas nunca consigo um que queira realmente ler :/
    Gosto de livros feitos para adolescentes, e este parece ser muito bom :)

    ResponderExcluir
  6. Maria Fernanda Pinheiro23 de maio de 2016 21:58

    Super merecido essas 5 estrelas, eu li o livro e amei muito, é bom ler um livro e se sentir ''em casa'' acabamos até nos identificando as vezes, a escrita da Paula é ótima e gostosa, aquela leitura que flui, amei e já li os outros, e posso dizer que a autora não perde sua essência

    ResponderExcluir