20 setembro 2013
Henrique M.

Conheça o Filme: As Adaptações Literárias Mais Esperadas de 2013!


Olá, leitores! Primeiramente, vou me apresentar: Sou Henrique Morais, tenho 17 anos, sou blogueiro e futuro escritor! A partir de hoje, estarei aqui no Leitora It falando sobre filmes! Espero que gostem. Para começar, decidi falar sobre os livros que foram adaptados para o cinema, nesse ano. De todos que irei falar, apenas dois não foram lançados ainda, então já podem entrar na lista de filmes que vocês podem /devem assistir. Vamos por ordem:


Baseado na série escrita em co-produção por Kami Garcia e Margaret Stohl, Dezesseis Luas foi dirigido por Richard LaGravenese e distribuído pela Paris Filmes. A adaptação fala sobre Ethan Wate (Alden Ehrenreich), um estudante que sempre sonhou em sair da pacata cidade onde vive: Gaitlin. Há algum tempo que Ethan vinha sendo atormentado por sonhos com uma garota que ele nunca viu na vida, até que ela chega na cidade. Lena Duchannes (Alice Englert) é sobrinha do recluso sr. Ravenwood (Jeremy Irons), excluído da vida social da cidade e mal visto por toda a população, o que só causa problemas a Lena. O interesse de Ethan por Lena não demora a aparecer e logo os dois estão apaixonados, mas ao mesmo tempo condenados por uma maldição que assola a família de Lena há tempos.

O filme também conta com a participação de Emma Thompson, Viola Davis e etc. Aqui no Brasil, ultrapassou a marca de 800 mil ingressos vendidos, com o orçamento de US$ 60 milhões para produção. Foi às telonas em 1° de março e recebeu uma média de três estrelas pela imprensa. Particularmente, eu adoro o filme! Tem uma ótima trama e efeitos especiais ótimos também, mas quando comparado ao livro, muitas pessoas o condenam. Foi também considerado o "novo crepúsculo" por estereótipos. 


Pela terceira vez adaptado, Carrie - A Estranha é baseado no livro de mesmo nome, escrito pelo considerado mestre do terror: Stephen King. A primeira adaptação foi para o cinema, em 1976 e a outra para a TV, em 2002. Dessa vez, a trama vai para os cinemas com Chloë Grace Moretz no papel principal. A história fala sobre Carrie, uma garota oprimida pela mãe, que é extremamente religiosa, e por todas as outras pessoas ao seu redor, que a julgam pela sua aparência. Um dia, na escola, Carrie tem sua primeira menstruação e, por estar inocente ao que está acontecendo, acha que está morrendo. Ela é então ridicularizada pelas outras garotas. Durante a festa de formatura, ela é novamente abusada, fazendo com que os poderes dentro dela se manifestem - Carrie é telecinética. Mas, como disse uma amiga minha: Carrie não era um monstro, era uma garota enraivecida e corrompida cuja mente podia fazer muito mais que bater algumas portas quando estava frustrada.

Algumas atrizes disputaram pelo papel de Carrie: Dakota Fanning e Lily Collins foram duas delas. De início, o papel foi oferecido a Shaiene Woodley, que o recusou. Cá entre nós, eu adorei o fato de a Chloë ter ficado com o papel. Eu simplesmente amo essa garota - ainda mais quando ela está fazendo o papel de Carrie! O filme será distribuído pela Sony Pictures e está previsto para 29 de novembro nos cinemas.



Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos é a adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Cassandra Clare. É o primeiro volume de uma série de seis livros, até então. O filme foi dirigido por Harald Zwart e distribuído pela Paris Filmes, assim como Dezesseis Luas. A adaptação conta a história de Clary Gray (Lily Collins), que,  após presenciar um assassinato, fica perdida ao ver que o corpo desapareceu e mais ninguém além dela conseguiu ver os assassinos. Logo coisas piorem acontecem, como o desaparecimento da sua mãe e seu descobrimento de um mundo que ela nunca imaginou, repleto de demônios, lobisomens, vampiros e etc. Ela então parte em busca de sua mãe com a ajuda de Simon (Robert Sheehan) e Jace (Jamie Campbell), um dos assassinos e com quem ela acaba desenvolvendo uma paixão.

Cidade dos Ossos ultrapassou a marca de 600 mil ingressos vendidos só aqui no Brasil, mas, pelo que dizem, ainda assim não atingiu a meta da produtora, que investiu uma média de R$ 60.000.000 no filme. Ele conta com ótimos efeitos especiais e ótimos atores. Na minha singela opinião, Jace não foi bem representado por Jamie Campbell. Alguns atores como Alex Pettyfer (Eu Sou o Número 4) e Nico Tortorella (Pânico 4) chegaram a ter seus nomes como possíveis Jace's.


Sendo o segundo volume da série escrita por Rick Riordan, Percy Jackson e o Mar de Monstros continua a história do semi-deus Percy Jackson (Logan Lerman), filho de Poseidon, que vive com seus amigos Annabeth (Alexandra Daddario) e Grover (Brandon T. Jackson) no Acampamento Meio Sangue. A aventura começa quando o acampamento é atacado por monstros enviados por Luke (Jake Abel), um semi-deus revoltado com a tirania dos deuses. Percy e seus amigos partem em busca do Velocino de Ouro, um objeto que pode trazer a proteção mágica do acampamento de volta. Ele também terão que enfrentar Luke, que tenta libertar Cronos, o pai dos três deuses maiores: Zeus, Poseidon e Hades.

O Mar de Monstros foi uma grande surpresa depois da decepção que foi o primeiro filme, O Ladrão de Raios. O primeiro ficou longe de atingir a meta de bilheteria e foi uma grande decepção para os fãs da série, pois foi mais do que infiel ao livro. Tal infidelidade também influenciou muito na produção do segundo filme. Alguns personagens do filme, como o deus Hermes, tiveram os atores trocados nessa adaptação. Uma outra surpresa foi Alexandra Daddario ficar loira para interpretar Annabeth, para poder ser mais fiel ao livro, já que no primeiro filme ela estava morena.


O tão esperado Em Chamas, continuação de Jogos Vorazes, chega aos cinemas em novembro deste ano. Como todos sabem, a série de filmes é baseada na trilogia de mesmo nome escrita por Suzanne Collins. Neste filme, Katniss (Jennifer Lawrence) se tornou uma vitoriosa após sair viva da 74° edição do Jogos Vorazes junto com Peeta (Josh Hutcherson), com quem ela forjou um romance para poder burlar as regras. Agora se aproxima a 75° edição dos Jogos, o que significa que acontecerá o Massacre Quaternário, evento que acontece de 25 em 25 anos e influencia nas regras dos Jogos. Katniss e Peeta são então levados de volta à arena, onde terão que lutar por suas vidas e por toda a população de Panem, que agora corre perigo pela ameaça que ela representa ao governo.

Em Chamas está sendo um dos filmes mais aguardados do ano, devido ao grande sucesso que a série literária possui. O filme será distribuído pela Paris Filmes, mas não ainda não foram divulgadas informações como o orçamento usado no mesmo. Para quem não sabe, o primeiro filme, Jogos Vorazes, foi o filme mais caro produzido pela Lions Gate até então, o que significa que Em Chamas possa tomar este lugar.


Meu Namorado é um Zumbi, dirigido por Jonathan Levine, se passa num cenário pós-apocalíptico onde a sociedade foi tomada por zumbis; "R" é um deles. Diferente do comum, os zumbis apresentados nesse filme não são tão sanguinários, fato que não é tão explicado no filme, mas é no livro. R (Nicholas Hoult) então está passando por uma crise existencial e se pergunta se o que ele faz - matar pessoas - é certo, até que um dia, durante uma caçada, ele conhece Julie (Teresa Palmer), com quem acaba criando laços de amizade e, depois, de amor. Essa mudança em R é só o começo de uma grande reviravolta no mundo que eles passaram a conhecer depois do apocalipse, o que traz consequências tanto boas quanto ruins.

Meu Namorado é um Zumbi é baseado no livro Sangue Quente, escrito por Isaac Marion. Posso dizer que o filme foi apunhalado por apresentar mudanças tão drásticas no estereótipo que temos sobre zumbis. Muitas pessoas não gostaram, o que é uma pena. O filme é bom e engraçado na dose certa. Algo que eu não gostei, particularmente, foi a mudança no título quando feita a tradução para o Brasil. Muita gente também não conhecia o livro.


A Hospedeira, é baseado no livro de Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo, é uma chamada distopia. Conta a história de Melanie (Saiorse Ronan), uma das poucas pessoas que não tiveram sua mente tomada por alienígenas que invadiram a Terra com a intenção de erradicar todos os problemas, como fome e violência, por serem uma raça pacífica. Melanie então é capturada e tem sua mente tomada por Peregrina, que deve buscar nas lembranças delas informações para encontrar os outros fugitivos. O que deveria acontecer é que Melanie deixasse de existir, mas ela resiste e passa a viver em sua mente ao lado da invasora, Peregrina, o que é visto como um erro entre as Almas. Tal co-vivência faz com que Peregrina sinta-se complacente em relação aos humanos, levando-a a ajuda Melanie a escapar e ir atrás do seu irmão, Jamie (Chandler Canterbury). Começa então uma perseguição que pode terminar tanto com a captura dos humanos rebeldes quanto com a retomada da ordem pelos mesmos.

A Hospedeira foi dirigido por Andrew Niccol, e conta com outros atores como Max Irons, Jake Abel e Diane Kruger no elenco. O papel de Jake Abel, Ian, foi disputado por vários atores, entre eles Ian Somerhalder, que interpreta o vampiro Damon na série de tv The Vampire Diaries. Dianna Agron fez testes para interpretar Melanie, papel que ficou com Saiorse.

Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado! Comentem o que acharam, ok? Até a próxima! Abraços!

Comentários via Facebook

9 COMENTÁRIOS:

  1. A hospedeira foi incrível! haha

    Beijoos, Ana Carolina.

    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  2. Meu Namorado é um Zumbi e A Hospedeira foram os mais esperados por mim este ano, e ambos me surpreenderam muito!

    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Desses ai o que eu espero mesmo, e muito é Em Chamas <3

    ResponderExcluir
  4. Desses eu ja li e ja vi, Dezesseis Luas, vi Meu namorado é um zumbi para falar a verdade não sabia que era livro, e quero muito ver Carrie a estranha,ja foi para o cinema??

    ResponderExcluir
  5. Já assisti todos os filmes que foram lançados!

    Não sabia que a Shailene tinha sido chamada para interpretar Carrie. Caramba, ela realmente está com tudo! Foi chamada para os 50 Tons de Cinza, protagoniza Divergente e a Culpa é das Estrelas! Acho que ela deve ser uma das preferidas para adaptações, não? hahaha Adoro a atriz e realmente acho que ela atua muito bem! Não conheço muito a Cloe, mas pelo pouco que vi, também gostei bastante da atriz - e acho que ela dará uma ótima Carrie!

    Também fiquei inconformada com a mudança no nome do filme - ainda mais que não pegaram nem o nome do livro. Para convencer meu namorado ir ao cinema comigo assistir um filme chamado "Meu Namorado é um Zumbi" foi difícil - acho que esse nome depreciou bastante o filme! Eu adorei quando assisti, o estereótipo diferente de zumbis foi uma ótima fuga comparado àqueles zumbis que costumávamos ver!

    Eu não posso dizer sobre as adaptações, pois nunca li nenhum lido de Percy Jackson (ainda), mas em relação à história do filme, eu preferi o primeiro ao segundo, sem sombra de dúvidas (eles venceram Kronos tão, mas tão facilmente que nem parecia que aquele era o Deus dos deuses gregos!). Quero muito ler os livros para poder comparar!

    Também não li Dezesseis Luas, mas eu tinha ouvido falar tão mal do filme, que acabei gostando quando assisti - e também fiquei super curiosa para ler o livro!

    Quanto à Cidade dos Ossos, eu gostei do filme, mas não como adaptação. Se eu não tivesse lido o livro antes, eu ia adorar o filme! Mas, comparando com o livro, vendo os big master spoilers que foram dados, a mudança de elementos que eram essenciais (como assim a Clary ficou com o cálice? Como assim a batalha aconteceu em pleno instituto?!), não me admiro que o sucesso não tenha sido tão grande. Afinal, a maior parte das pessoas que foram ao cinema eram os fãs da série, certo?

    Eu gostei bastante da adaptação de A Hospedeira, apesar de achar que se passou tudo muito rápido e podia ter explorado um pouquinho mais a relação Peg-Ian.

    Espero ansiosamente para assistir Em Chamas *-* Foi o meu livro favorito da trilogia e espero que eles façam uma adaptação tão boa quando foi Jogos Vorazes!

    Adorei o post!
    Beijos,

    Own Mine

    ResponderExcluir
  6. Algumas pessoas dizem que Percy foi uma das piores adaptações, mas eu adorei os filmes, acho que até mais do que os livros ( que só comecei a gostar a partir do terceiro X.X ) e Cidade dos ossos eu quero muito assistir mas quero ler os livros primeiro, igual Divergente

    ResponderExcluir
  7. Eu esperei 4 anos da minha vida pra ver Cidade dos ossos no cinema, então quando chegou o dia da estreia, estava mega ansiosa. Por sorte, o filme não me decepcionou, mas claro que mudaria muuuita coisa ali.
    Estou louca pra ver agora Carrie - a estranha e Em chamas.

    A hospedeira sempre quis ver o filme, e só fiquei sabendo que ia aos cinemas duas semanas antes da estreia (que desatualizada), então nem esperava mais ver uma adaptação.
    E percy não tinha muitas expectativas, mas fui assistir e me decepcionei como eu esperava que acontecesse.

    ResponderExcluir
  8. Realmente O Mar de Monstros, A Hospedeira ... e todos os outros foram adaptações mais dos que esperadas. Não assisti nenhum adaptação rsrsrss

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que Carrie - A Estranha era adaptado de livro.
    Então... eu assisti a segunda versão do filme e lembro que morria de medo, eu era pequena e sempre estava lá na tv passando esse filme. Acho que agora não tenho mais medo, estou doida para assistir a essa versão!

    ResponderExcluir