30 janeiro 2013
Glaucia Matos

Resenha de Livro #54: Água para Elefantes - Sara Gruen

Título: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296158
Ano: 2011
Páginas: 272
Classificação

Água para Elefantes foi escrito pela autora Sara Gruen e publicado pela Editora Arqueiro.

Jacob Jankowski, hoje com 93 anos, viúvo e residente de uma casa de repouso, se define como um velho ranzinza e rabugento, que guarda um segredo a qual nunca revelou á ninguém. Mas nem sempre foi assim. Com a chegada de um circo á cidade, Jacob passa a ter recordações de seu passado.

Aos 23 anos, as vésperas das provas finais da faculdade de veterinária, Jacob recebe a notícia de que seus pais sofreram um acidente de carro, onde vieram a falecer. Como se não bastasse, ele descobre que todos os bens foram tomados pelo banco, devido a uma dívida pela hipoteca da casa. Ele não acredita, quando o advogado informa que há anos seu pai, também veterinário vinha recebendo ovos e legumes como pagamento pelos cuidados com os bichos da cidade que vivia. E que a casa foi hipotecada, para que eles arcassem com os custos de seus estudos em Cornell.

Arrasado e sem um tostão no bolso, Jacob resolve ir embora. Para onde? Ninguém sabe. Enquanto está na sua caminhada sem rumo, escuta o barulho de um trem, e sem pensar duas vezes, pula para dentro. O que ele não sabia, é que esse, não é um trem qualquer, mas sim o trem do Circo dos Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra. Graças à Camel, um idoso, que sofre com alcoolismo, ele é poupado de ser jogado para fora do trem, com a promessa de que no outro dia, irão falar com Tio Al - o dono do circo -  e August - diretor equestre - em busca de uma vaga para trabalhar.

Á principio, Tio Al não planeja arrumar nada para ele, mas depois de August saber que ele é um veterinário, Jacob consegue a vaga e um lugar para dormir no vagão de Kinko ou Walter - como é chamado pelos amigos - um anão que não fica nada feliz com sua chegada.

Logo no primeiro dia de trabalho, Jacob conhece Marlena - esposa de August - e fica maravilhado por ela. Ao passar dos meses, ele vai tentando se acostumar a bipolaridade de August - que horas é todo encantador e sorrisos, hora se transforma numa pessoa possessiva e descontrolada - e a dura rotina do circo, onde trabalhadores só recebem quando o circo lucra, e quando reclamam, misteriosamente desaparecem - são jogados do trem em movimento - e onde os animais são maltratados, coisa que ele não se conforma.

Será com a chegada de Rosie - uma elefanta - que Jacob se aproximará ainda mais de Marlena e perceberá que o que ele sente é reciproco. A partir daí, a relação deles tanto evoluirá, quanto correrá mais perigo, pois August não é bobo, e já sacou o que está acontecendo.

O enredo de Água para Elefantes, foi muito bem construído e todos os personagens são de grande importância ao longo do livro. A autora soube levar em conta cada detalhe necessário, para uma história que tem início nos anos de 1930. A relação proibida de Jacob e Marlena ganha força a cada página, com muito romance e muita aventura. O auge do livro, ficou por conta de Rosie, uma elefanta capaz de amar e ser amada com a demonstração de sua lealdade! Esse é um ótimo livro, com muitas lições a serem apreendidas!

Comentários via Facebook

97 COMENTÁRIOS:

  1. Sou completamente apaixonada por esse livro... O filme também não deixa muito a desejar.

    Acho que o que mais gostei entre o livro e o filme foi o fato de que no livro temos maior presença do Jacob idoso.

    Ao todo, a história é empolgante e maravilhosa, assim como sua resenha.

    Beijos,

    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia, ao contrário de você, esse foi um dos livros que mais me decepcionou! Achei a história muito chatinha, sabe? Não gostei mesmo. :/ Achei o romance entre os dois muito forçado, irreal. Mas ainda tenho meu exemplar aqui comigo. Espero ler daqui há alguns anos... Todo mundo sempre falou tão bem que eu ainda irei reler pra ver se essas são minhas opiniões finais mesmo. Talvez eu mude-as, né? rs
    Adorei seu blog também! Uma gracinha! Já estou seguindo! :)


    Beijinhos!
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra comprar esse livro, parece ser tudo de bom

    Beijoos!

    http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Glau, que resenha bacana flor...
    Faz tempo que quero ler Água para Elefantes, mas como não tinha dinheiro pra adquirir o livro, resolvi embarcar no filme.
    Achei a história maravilhosa e pelo visto o filme é igual ao livro, já que na sua resenha percebi que o enredo é idêntico.
    Mesmo assim, ainda é um livro que gostaria muito de ler.
    Bjokas querida.


    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  5. Glau, concordo com sua resenha, afinal, dei 5 estrelinhas para ele também. É muito perfeito esse livro <3 A Rosie é uma graça mesmo, imaginei cada cena perfeitamente na minha mente, já que não vi esse filme ainda. Beijos
    DescobrindoLivros

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, alguns amigos já leram e outros viram o filme e disseram que é realmente muito bom. Ainda vou ler, mas tenho tantos na fila... rs

    Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito esse livro, acho a historia perfeita e sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler.

    http://umadoceimperfeicao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou louca por esse livro, não vejo a hora de lê-lo antes de ver o filme.
    Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Tenho muita vontade de ler esse livro! *o*

    ainda não vi o filme por não ter lido. :~

    ótima resenha, me deixou com ainda mais vontade de me deleitar nessa estória!

    Beijos,

    Samantha Monteiro

    Word In My Bag

    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. morro de vontade de ler o livro, quando foi lançado virou febre e essa capa é tão linda. acredite depois de sua resenha fiquei ainda mais cheia de vontade de ler,a cho que vou adorar a leitura

    ResponderExcluir
  11. O filme para mim é liiindo demais!!!!!!!! Chorei muito,. To louca para ler o livro, mas pena que não tenho money ;/ E agr cm essa resenha fantástica quero ler o livro logo!!

    ResponderExcluir
  12. Um dos melhores filmes e livros que já li, só n gosto pois maltratam a Rosie demais :/

    ResponderExcluir
  13. Recentemente li o livro A Casa dos Macacos, ainda não li água para Elefantes,mas assisti ao filme.
    A escrita da Sara é cativante,com certeza Água Para Elefantes é emocionante.

    Envolvendo drama,romance,aventura...vai envolver o leitor nesta história envolvente.

    ResponderExcluir
  14. Coitadinha da Rosie mesmo, mas no final do livro a autora explica que a personagem da elefanta no livro, foi na verdade uma homenagem á duas elefantas reais!

    ResponderExcluir
  15. Se puder leia sim, tá rolando promo aqui no blog, participa e quem sabe vc não o ganha!?

    ResponderExcluir
  16. Espero que goste mesmo, tentei transmitir aqui, o que senti com o livro!

    ResponderExcluir
  17. O livro é lindo, e como eu já tinha assistido o filme, tava até com um pé atras... mas antes eu tivesse lido à mais tempo!

    ResponderExcluir
  18. omg, pois vou ler logo meu livro, por que tipo isso é real, e torna o livro muito melhor.

    ResponderExcluir
  19. Espero que o leia em breve, é ótimo!

    ResponderExcluir
  20. Haha, eu também tinha alguns na fila, mas a curiosidade falou mais alto!

    ResponderExcluir
  21. Eu já havia assistido o filme, então foi legal associar personagens aos rostos.

    ResponderExcluir
  22. Muda pouca coisa mesmo em relação ao filme e ao que está escrito no livro. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  23. Puxa, que pena que você não curtiu. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Ah, mas você já leu?! É tão bom...

    ResponderExcluir
  25. As tiradas do Jacob idoso, são hilárias. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  26. Em breve quero ler A casa dos macacos também... ela realmente escreve com a alma!

    ResponderExcluir
  27. Fiquei bem curiosa pra ler o livro com a sua resenha! Achei lindo a lealdade de Jacob por Rosie, a elefante fêmea. E fiquei bem curiosa para saber se Marlena e Jacob ficarão juntos.
    Gostei bastante de sua resenha, eu nunca assisti ao filme, pensei que não iria gostar e essa foi a primeira resenha que li sobre o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  28. eu assisti ao filme primeiramente e só depois é que li o livro. Gostei de ambos, mas o livro é muito melhor. Sua resenha está muito boa.
    Maristela G Rezende
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Assisti o filme e amei, a história é linda demais. Não sei se tem muita diferença em comparação ao livro, mas se for do mesmo jeito do filme ou como você diz na resenha deve ser muito lindo mesmo. Adoro essa coisa de "muito romance e muita aventura", amor proibido então nem se fala. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  30. Resenha linda, realmente desperta curiosidade... Esse livro deve ser ótimo mesmo, tantas resenhas positivas sobre ele, filme... e tudo o mais! Vontade de ler bateu.. rs

    ResponderExcluir
  31. haha!!!


    Acho que vou acabar procurando logo o filme, já que não tenho noção de quando lerei o livro. -rs

    ResponderExcluir
  32. Adorei a sua resenha, meus parabéns! O livro me parece bem melhor que o filme (o qual eu assisti), enfim também é bom porque nos mostra que os animais, são também capazes de amar, quando damos a eles amor,

    Beijos querida, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. muito triste saber que um rapaz perde sua familia e deixa os estudos por problemas financeiros, mas ele se supere com o amor pelos animais , por seu amor ele supera tudo e ate por Rosie a elefanta do circo. lindo!!! realmente vou procurar e comprar para ler

    ResponderExcluir
  34. Não vi o filme, não li o livro e não sei o que esperar. Pra ser sincera já me senti mais atraída pelo enredo, agora não faço mais questão.

    ResponderExcluir
  35. Que ótimo Sabrina, o livro é tão lindo quanto o filme!

    ResponderExcluir
  36. Que bom Pamela, o livro é ótimo mesmo!

    ResponderExcluir
  37. O livro se torna melhor, porque tem mais detalhes!

    ResponderExcluir
  38. Que pena, mas se puder ler um dia, espero que goste!

    ResponderExcluir
  39. Realmente bom, achei lindo o enredo da história só lendo a resenha. Gostaria muito de ter o livro ;)

    ResponderExcluir
  40. Acabei de conhecer seu blog e adorei! Já estou seguindo.

    EU ainda não li esse livro, mas está na minha estante, sua resenha ,e deixou aonda mais curiosa e só vou ver o filme depois do livro.

    Bj

    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Ainda não li o livro, mas algumas amigas que leram adoram e me recomendaram. Sem sombra de dúvidas eu vou ler!!

    ResponderExcluir
  42. Esse livro parece ser muito bom, já me recomendaram ele e vou ler assim que for possível ;D

    ResponderExcluir
  43. Nossa amei a historia agua para elefantes! to louca pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  44. Parece muito legal! Nossa, que desatualizada eu sou! Não sabia que o Robert era protagonista do filme, rs.


    Não sou grande fã de romances, porém histórias que fogem ao comum despertam minha curiosidade. Creio que é o caso de "Água para Elefantes". :)


    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Haha, boa sorte no sorteio, caso esteja participando!

    ResponderExcluir
  46. Haha, que ótimo, espero que leia em breve!

    ResponderExcluir
  47. Adorei esse livro!
    Confesso que demorei pra caramba para lê-lo, pqe o começo é chato e confuso.
    E até o meio do livro ainda não tinha entendido o título, haha.
    Mas agora, o tenho como um livro favorito, recomendo demais e não troco por nada!!
    Estou meio apreensiva ainda para ver o filme ><'

    ResponderExcluir
  48. Bela resenha! Você escreve muito bem. Parabéns

    ResponderExcluir
  49. Bela resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro depois dessa resenha, só estou com um certo receio, porque eu acho que vou chorar muito pelo o que você contou :/

    ResponderExcluir
  50. Amei a resenha. Cometi um erro em assistir o filme antes de ler o livro. O filme achei um pouco fraco e pelas resenhas que leio fico pensando se aquele filme é fiel ao livro. Quero muito ler e enfim conhecer melhor a história. O filme me entediou legal, mas o livro acho que vou me surpreender.

    ResponderExcluir
  51. Muito boa a resenha, mas eu fico meia receosa de ler o livro já que o mesmo não faz muito o meu estilo; eu prefiro livro fantasiosos...

    ResponderExcluir
  52. Esse livro é completamente maravilhoso. Já o li e vi o filme também. Como você disse todos os personagens são essenciais ao contexto, se August não fosse tão bipolar, se a relação dos protagonistas não fosse tão devastadora, tudo isso junto fez desse um livro maravilhoso, sem contar no progresso que Jacob faz com Rosie, achei muito emocionante a emoção que um animal pode passar para nós. Lindo, recomendo.

    ResponderExcluir
  53. Pois é... Vivo prometendo que vou ler este livro ou assistir ao filme mas, nunca fiz nenhum dos dois. Minha amiga já assistiu, leu e afirma que os dois são ótimas opções e que o livro é ainda melhor que o filme. Adoro histórias antigas e como essa se passa nos anos 30, acho que me sentiria muito confortável lendo. Excelente resenha. Gostei muito... Quem sabe não tomo coragem de ler qualquer dia? hahahaha

    ResponderExcluir
  54. Quero ver o filme mas gostaria antes de ler o livro.

    ResponderExcluir
  55. O livro e o filme são ótimos! Recomendo.

    ResponderExcluir
  56. O filme é uma adaptação, e como toda adaptação, algumas coisas mudam... Mas eu gostei bastante!

    ResponderExcluir
  57. Não vi o filme, mas li esse livro, fique tão curiosa que acabei lendo ele em dois dias, ah! amei a resenha.

    ResponderExcluir
  58. Vi o filme! Nossa muito emocionante e interessante! Adoraria ter este livro aqui em casa!

    ResponderExcluir
  59. Eu ainda não vi o filme, mas eu queria ler o livro. Assim não estraga a surpresa...

    ResponderExcluir
  60. Tenho visto resenhas um pouco desfavoráveis sobre o livro, mas posso ver que se trata de um bom livro e a sua resenha me deixou mais animada para lê-lo


    Bjs


    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  61. Beem, sempre quis ver o filme, mas so vejo se ler o livro antes, ja ouvi muuito falar, mas nunca tive como ler. Gostei muito da sua resenha, vou ver se arranjo um tempo pra ler, são tantos pra ler D: kkk
    beeijo

    ResponderExcluir
  62. Já vi o filme e gostei muito muito muito!! E isso de certa forma me desmotiva a ler o livro...por já saber da história e o que vai acontecer... apesar de saber que os livros são sempre (na minha opinião) melhores que o filme! Oh indecisão...


    Ahhh, ameeei a capa do livro, linda demais!!

    ResponderExcluir
  63. Ainda não vi o filme, confesso que por preguiça, e pelo livro também não estava muito afim, mas que sua resenha me convenceu, parece ser uma história bonita, é interessante isso do personagem contar uma história que aconteceu com ele e ainda ser algo para levarmos como lição de vida, de ficarmos impressionados e se apaixonar pela a história. Vou ler!!

    ResponderExcluir
  64. Tenho esse livro, ganhei em um concurso lá no Leitor Compulsivo, comecei a ler mas daí parei, grande erro. Só pelo que li, pelas resenhas e tudo mais, parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  65. Um dos livros mais perfeitos que eu já li,tanto já li o livro como já assisti ao filme. Pense numa capa perfeita né? O livro é todo Maravilhoso! HAHA'

    Beijos,
    http://whateufiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  66. Nunca li e nem vi o filme, mas muitas pessoas disseram que o filme é perfeito *--* e desde então, tenho uma imensa curiosidade de ler. A trama parece realmente envolvente, daquelas que não te deixa largar antes do final. aah não sou muito fã das capa dos livros serem adaptadas por causa da versão cinematográfica, mas essa ficou muito muito PERFEITA *--*

    ResponderExcluir
  67. Olá, adorei a resenha, tenho muita vontade de ler, pois vi o filme e achei muito linda a história e acredito que o livro deve ser muito bom pois vem com muitos detalhes que não tem no filme.
    Beijão

    ResponderExcluir
  68. Achei a resenha simplesmente perfeita, e ela fez com que eu ficasse 10 vezes mais empolgado para ler esse livro. E eu fiz uma promessa para mim mesmo de que eu só iria assistir o filme se eu lesse a obra primeiro, haha *-*

    ResponderExcluir
  69. Por acabo esse foi o livro que eu pedi no sorteio!! E eu quero muito ganhar, omgggggggggggg

    ResponderExcluir
  70. amo este livro, ainda não assisti o filme ): e quero muito ter o exemplar em casa s2

    ResponderExcluir
  71. Gosto de tramas que nos ensinam algo.
    Já era curiosa com esse livro e a sua resenha me deixou mais animada em lê-lo.
    ;)

    ResponderExcluir
  72. Quero muito ler o livro, adorei tu ter avaliado como 5 estrelinhas, essa vontade só aumentou! *------*
    Assisti ao filme e AMEI, acho que não será diferente com o livro!

    ResponderExcluir
  73. Vi o filme e fiquei louca pelo livro, tanto que está nos meus desejados. Achei a história construída com muita delicadeza, um romance profundo e cheio de conflitos. No filme o olhar do diretor é muito cuidadoso, imagino a construção das personagens no livro. Não tem como não se envolver e se apaixonar pela história, que ainda aborda a exploração dos animais em circos.

    ResponderExcluir
  74. Olá, queria dizer que gostei muito da resenha. Gosto de livros com personagens marcantes. Ainda não assistir o filme nem li o livro, mas quero muito.

    ResponderExcluir
  75. Eu gosto de arriscar... Muitas vezes os livros me sequestra para outras realidades.
    =D

    ResponderExcluir