08 outubro 2012
Glaucia Matos

Resenha de Livro #38: Belle - Lesley Pearse

Título: Belle - É Preciso Coragem Para Perder a Inocência
Autor: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219879
Ano: 2012
Páginas: 560

Classificação

Belle - É Preciso Coragem Para Perder a Inocência - é o mais novo lançamento da autora Lesley Pearse e foi publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito.


A principio, devo dizer que é um livro com um tema polêmico, isso porque vai nos levar à um enredo sobre prostituição de menores e tráfico de crianças e mulheres.

Lembro que logo no início da leitura, comentei com uma leitora na página do blog no facebook, que a leitura era leve, não que o livro não o seja, mas você só nota tais trechos no início do livro.

Para melhor entender, a história se passa no século passado, mais precisamente numa Londres de 1910. Belle de apenas 15 anos, sempre viveu num bordel, sem nunca ter se dado conta do que de fato acontecia nos andares de cima. O bordel pertence a sua mãe, Anne, mas ela sempre esteve mais próxima de Mog, a empregada do local.

Porém, depois de presenciar o assassinato de uma das garotas, ela vê sua vida desmoronar, principalmente depois de ser capturada na rua pelo assassino e ser vendida para um bordel em Paris. A partir desse momento, o enredo se torna frio e sombrio, narrando os abusos que Belle sofreu.

Após ficar doente, ela foi parar num "hospital", e depois de se recuperar, se vê novamente obrigada a seguir ordens de pessoas a qual não conhece e/ou confia. Dessa vez, seu destino é um bordel em New Orleans, onde ela irá aprender mais sobre a vida de cortesã.

A saudade de casa e dos amigos é grande, mas ela sabe que não será fácil simplesmente fugir. Sua família no entanto, não desistiu dela também e desde seu sequestro, começaram uma caçada aos sequestradores, com o objetivo de encontrá-la e colocar os culpados na prisão.

Apesar dos tempos difíceis a qual esta vivendo, Belle nota que é mais corajosa do que imaginava. E tentará a todo custo tentar tirar algum proveito da vida a qual ela não escolheu viver, mesmo sabendo dos riscos que tais ações acarreta para mulheres que entram nesse ramo.

Ao longo da leitura, foi difícil me manter neutra quanto à história narrada, afinal, abuso contra menores é um crime abominável. Mas não posso dizer que não foi uma história bem escrita, afinal são quase 550 páginas, de puro suspense, drama, romance e aventuras. Mas somente lendo para saber o sentimento que o livro proporcionará à você.

Comentários via Facebook

7 COMENTÁRIOS:

  1. Talvez por causa da capa, não tenho muita vontade de ler Belle. Apesar de já ter lido algumas resenhas positivas sobre o livro sempre acho que é apenas um livro mediano e ler 550 páginas não deve valer a pena... Que bom que você gostou, quem sabe não tomo coragem pra ler? Beijos
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou uma das poucas pessoas que não curte a capa desse livro. Detesto capa com gente de verdade D:
    Mas a história parece ser bacana.. Forte, mas bacana!
    Um dia vou querer ler, com certeza!

    Bjokas e parabens pela resenha!Flávia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Oi Glaucia, tudo bem?
    Pois é, um livro de quinhentas e poucas páginas e fiquei imaginando se a autora enrolaria demais. Pelo jeito não, já que a personagem Dana enfrentará muitas dificuldades na vida como cortesã? Em alguns momentos da resenha me lembrei de "Memórias de uma gueisha", hehe!
    Parece muito bom e não consigo imaginar uma leitura leve quando se trata de tráfico de mulheres! :x

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já estava muito a fim de ler esse livro, e, depois de checar sua resenha, estou com mais vontade ainda. Só de ter "Avalon" no meio, já sei que vou amar! Beijos
    http://sonhodebiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Glaucia,

    Eu achei Belle bem enigmático. Na verdade eu curti bastante a leitura, mas não recomendo para pessoas de corações fracos. Quem lê-lo tem que ter bastante atenção nos detalhes e tals. Realmente, o tema tratado é abominável, se manter neutro é totalmente impossível. Para mim, no entanto, essas 560 páginas foram irrelevantes, já que a história me prendeu e cativou desde o principio.
     capa e a diagramação também ajudaram bastante, no total eu adorei o livro :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que esse é um dos livros mais interessantes e peculiares que a Novo Conceito lançou em 2012. Com certeza é um dos que mais anseio ler, devo fazer isso ainda esse mês.
    Enfim, gostei da resenha ;) Imagino mesmo que em determinados momentos da leitura a gente sinta uma dificuldade de "engolir" tais coisas, devido ao tema do livro, mas acho que é isso que faz dele uma leitura especial.

    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Me deu muita vontade de ler. Eu nunca comprei esse livro por, justamente, tratar-se de um tema meio pesado, ao meu ver, mas eu fiquei com vontade, rsrsrsrs E eu já tenho o segundo, ganhei em um sorteio, então, é meio triste deixar um livro jogado na minha estante kkkkk

    Vou encarar Belle :D

    ResponderExcluir