20 setembro 2012
Glaucia Matos

Resenha de Livro #36: Exodus - Julie Bertagna

Exodus

Título: Exodus - Uma escolha capaz de mudar o futuro...
Autor: Julie Bertagna 
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525520
Ano: 2011
Páginas: 343
Tradutor: Ramires Lula
Classificação

Exodus foi escrito por Julie Bertagna e publicado pela Editora Farol.

O livro é uma distopia, com toques de ficção e romance, e se passa no ano de 2100. Mara de apenas 15 anos, vê a Ilha Wing, a qual sempre morou, sendo destruída pouco a pouco pelas fortes tempestades e avanço do mar. Mesmo com a dura rotina dos moradores na reconstrução do povoado, a natureza não dá trégua, sendo essa a sua resposta ao desperdício e descaso para com o planeta, gerando assim, essa desordem climática.

Enquanto a população está em um circulo ao redor da fogueira, comemorando o ano novo, Tain - um velho sábio da ilha - alerta que somente um milagre poderá salva-los, e caso o milagre não aconteça, os jovens devem começar a planejar o futuro, lembrando que fora da ilha existe um mundo capaz de salvá-los.

Tentando compreender o conselho de Tain, Mara encontra no ciberespaço - antiga rede mundial de computadores - pistas sobre o Novo Mundo, onde cidades foram projetadas e construídas acima do nível do mar.

Com a ajuda de Tain, Mara convence os moradores a sair da ilha em vários barcos, em busca de locais mais seguros para sobreviverem. O que Mara não contava, era com problemas ao longo da viagem, como a falta de comida e água, o que consequentemente desespera a todos. Mesmo enfrentando tais dificuldades, enfim conseguem chegar ao destino.

Mas o que era para ser a felicidade de todos, mais uma vez, se torna desesperador. Isso porque se deparam com milhares de barcos, todos refugiados que não foram aceitos. Novamente, Mara se desespera, e se sente culpada por fazer seu povo sofrer tanto.

Será com a ajuda de pessoas que ela nem sequer contava, que Mara conseguirá entrar numa das torres do Novo Mundo, e buscar uma forma de salvar todos... inclusive ela.

O livro conta com um enredo envolvente, com reviravoltas a todo momento, o que nos instiga a ler mais e mais. Só pecando no excesso de repetições e nas folhas brancas (que incomodam ao longo da leitura). A capa também é muito bonita. Em breve terá sorteio do mesmo aqui no blog, fiquem ligados!

Comentários via Facebook

19 COMENTÁRIOS:

  1. Antes eu estava numa onde de distopias, os melhores livros de distopia que eu li foram: Jogos vorazes e Estilhaça-me, são excelentes! Recomendo!

    Beijokas

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. Um enredo distópico, acho que nunca li um livro assim. Fiquei intrigada com o que Mara vai enfrentar para salvar a todos, e como esse Novo Mundo vai trazer essa salvação. A resenha ficou ótima Glaucia, gostei de conhecer um pouco sobre Exodus, e concordo quanto a capa é linda demais =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Não tinha visto nada ainda deste livro, e achei muito interessante. Adorei a resenha, fiquei curiosa.. agora já sabendo o que é distopia, kkk, posso dizer que n]ao li livros assim ainda! Mas adorei a história desse!

    Beijos

    http://naestantedabia.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  4. Acho que já tinha visto a capa desse livro e achei bem bonita, mas não sabia do que se tratava
    Com sua resenha fiquei super curiosa. E sendo distopia, então, fiquei mais curiosa ainda!

    BjokasFlavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. A capa do livro pelo que vi é bem bonitinha, e pelo que me parece é mais uma distopia que deve ser anotada no meu caderninho de desejos ;P
    Adorei a resenha Glaucia, faz um bom tempo que to tentando fugir deste gênero, mas já vi que estou perdendo grande coisa, por isso vou dar um jeito de ler uma distopia o mais rápido possível.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito acostumada a ler histórias que se passam no futuro, mas essa me parece bem legal. Sou um pouco ficionada nessas histórias de destruição e tals, haha.
    Gostei da história, fora que essa capa é perfeita.
    Suas resenhas são sempre convidativas Glau, ficarei esperando o sorteio :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  7. Nem gosto dessa historia :(
    Mas gostei muito da sua resenha!
    Bjinssssss

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de ler Distopia,  ainda mais com esse toque de ficção e romance que vc disse, é tudo que eu preciso!! hahah ... parabéns pela resenha, fiquei bem curiosa para ler!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br 

    ResponderExcluir
  9.  gostei da resenha o livro é único ou tem continuação?

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, parece ser bem bacana.. me lembrou um pouco a hospedeira.. a personagem principal sabe.. o romance ea ficçao.. tem bastante traços pareceridos, bom pelo menos parece neh rs :p
    quero muito ler depois dessa resenha (:

    beijoo!

    ResponderExcluir
  11. achei a história interessante, quero muito ler !

    ResponderExcluir
  12. Amo distopias! A capa é linda. Sua resenha me deixou bastante intrigado. beijos. 

    ResponderExcluir
  13. Gosta de histórias desse tipo, está na minha lista de compras já

    ResponderExcluir
  14. Essas distopias estão conquistando os leitores.  Eu gosto muito desse gênero.

    ResponderExcluir
  15. já me falaram desse livro, mas so lendo mesmo pra tirar as proprias conclusões. http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É muito interessante a história. Adorei. Super curiosa para ler!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse tipo de livro, que junta ficcção com romance. Deve ser bem legal o desenrolar da história, o desespero nessa viagem de barco. Coitada da Mara! Se sente responsável. Eu quero ler esse livro
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. Esses tipos de livro são ótimos. Muito ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  19. É muito interessante a história. Adorei. Super curiosa para ler!!!!!!!!!

    ResponderExcluir