10 setembro 2012
Glaucia Matos

Resenha de Livro #34: Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James

Cinquenta Tons de CinzaTítulo: Cinquenta Tons de Cinza (#01 Série Cinquenta Tons de Cinza)
Autor: 
E. L. James
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572186
Ano: 2012
Páginas: 480
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva

Classificação

Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro livro de uma trilogia da autora E. L. James, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Primeiramente devo dizer que fiquei espantada à medida que avançava na leitura, pois não sabia do que se tratava o enredo, e já deixo o aviso a todos, que o conteúdo do livro é classificado como Adulto!

Após a surpresa inicial, me deparei com uma história bem construída, com personagens marcantes, e enredo capaz de nos levar a uma montanha de sentimentos. O único ponto negativo, é que em diversos momentos a trama tende a ser muito repetitiva. Não sei se todos sabem, mas a autora se inspirou na Saga Twilight para criar sua história, e alguns fatos que a Stephenie Meyer deixou apenas nas entrelinhas, E. L. James narrou sem deixar muito para a imaginação.

Anastasia Steele é estudante de literatura, e aos vinte e uns anos, nunca teve um namorado. Ela, assim como algumas características atribuídas a personalidade de Bella Swan, é atrapalhada, inconsciente de sua beleza e cora por tudo (bem vinda ao clube!). 

Sua vida (amorosa) começa a tomar um novo rumo, quando a pedido de sua amiga Kate - que está doente - aceita entrevistar o jovem Christian Grey, para o jornal da faculdade a qual estudam. 

Nessa entrevista, Ana descobre em Christian um homem completamente atraente, com uma vida profissional brilhante, mas que mostra ser um maníaco por controle (palavras da própria Ana).

Após esse primeiro contato, Anastasia e Christian sentem uma irresistível atração um pelo outro. Ela, mesmo contrariando sua timidez e falta de experiencia em relacionamentos, se deixa levar pelos sentimentos intensos, e percebe que ele também a deseja, mas, em vez de flores e bombons, ele entrega a ela uma lista de exigências estranhas e um convite para fazer parte de seu mundo.

Ana fica chocada ao descobrir o que de fato o Sr. Grey está propondo a ela, e hesita ao ver que por traz de toda aquela fachada, existe um homem atormentado por demônios do passado. Mas mesmo assim, ela se deixa levar por um apaixonado e sensual caso de amor, que a instiga cada vez mais a descobrir seus próprios desejos e limites mais íntimos, bem como o lado mais obscuro de Christian. 

Caberá somente a ela decidir se tem resistência física e principalmente psicológica para lidar com os segredos que ele mais tenta manter escondidos.

Comentários via Facebook

19 COMENTÁRIOS:

  1.  eu nao sei pq mas acho que faltou algo na sua resenha, deve ser o fato que todas as resenhas q eu li sobre o livro são enormes e a sua foi pequena.
    agora a pouco li uma resenha q apesar da menina dizer q gostou, só falou mau.
    mas eu gostei da sua
    estou lendo o livro tb.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 4 estrelas.. rsrs.
    Mas adorei a sua resenha, em breve terá a minha no blog.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com/ 

    ResponderExcluir
  3. Então, eu só li uma resenha desse livro, e com a minha, não quis soltar muitos spoilers, para que não perdesse a graça para quem ainda não o leu. =]

    ResponderExcluir
  4. Porque? Você acha que merecia mais estrelas, ou menos? =]

    ResponderExcluir
  5. Cinquenta Tons é um bom livro, uma estória que envolve o leitor, te faz rir em certo momentos e claro, as boas pitadas hots! Para mim, o que mais me chamou a atenção, é o sombrio passado do Christian, ele tem tantos segredos, espero que no próximo livro, alguns desses enigmas se revelem =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. na minha, eu dei duas. mas ainda não postei. não gostei do livro !=/

    ResponderExcluir
  7. Eu parei de ler esse livro qdo cheguei na metade. Quero continuar, mas tá dificil... Não estou com grandes expectativas, mas parece que já sei o final da história inteira só de ler os titulos dos livros... Acho que se a pessoa gostou da saga Crepusculo, é quase certo gostar desses livros.. já quem não gostou, tipo eu, vai ser muito dificil agradar... A julgar até a parte que li, daria uma estrela só e olhe lá. :/

    BjokasFlavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  8. Desde de o dia que foi lançado, já estava interessado nele ... até que vi tantas e tantas criticas falando que o livro era a ruim, que nem mais estou afim de lê-lo.

    Outra coisa Glaucia, nós recentes parceiros da Nc só receberemos kits a partir de janeiro do ano que vem ^^David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li 50tons, mas escuto opiniões tão diferentes sobre ele. Algumas pessoas gostaram e falam bem da história e do enredo, além das cenas mas quentes, mas também já li comentários de que a narrativa e os personagens são fraquinhos, se apoiando apenas no sexo pra vender. Não sei bem o que pensar. De um jeito ou de outro, não sou muito fã de Crepúsculo (não consegui passar do segundo livro) e sendo uma história totalmente apoiada na de Stephenie, não tenho grande interesse em ler.

    http://trouxesteachave.wordpress.com/ 

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li 50tons, mas é incrível como li opiniões tão diversas do mesmo livro. Enquanto algumas pessoas ressaltam o enredo e os personagens, alguns outros dizem que a narrativa é bem fraca e se apoia apenas no sexo para vender bem. Não sei muito bem o que pensar. Por não ser muito chegada a Crepúsculo (não consegui passar do segundo livro), não tenho grandes interesses em ler esse livro que foi muito inspirado nos da Stephenie.

    http://trouxesteachave.wordpress.com/ 

    ResponderExcluir
  11. GEEEEEENTE, estou querendo ler esse livro só para saber o que eu vou achar. Já li tantas resenhas negativas a respeito e já vi ótimas resenhas falando que ele é tudo de bom. Sabe quando a gente fica: "ah, sei lá, vou ler pra saber"? Então, estou assim.

    Um beijo, Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Hey blogueira! Adorei a resenha. Vejo em todos os blogs comentários sobre esse livro, mas não sei se é do meu tipo. De repente eu leria a título de curiosidade mesmo.
    O teu blog é lindo! Estou seguindo, viu?Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz *-*http://foolishhappy.blogspot.com.brBeijocas!

    ResponderExcluir
  13. Hey blogueira. Ótima resenha! Eu já vi vários comentários sobre o livro, mas não sei se é um tipo que me agradaria. Eu leria a título de curiosidade mesmo, pra me inteirar nesse mundo que é 50 Tons de Cinza, huehuehue
    O teu blog é lindo! Estou seguindo, viu?Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz *-*http://foolishhappy.blogspot.com.brBeijocas!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Sammy, que bom que vc gostou. Tenho notado muitas pessoas que não gostaram do livro mesmo!

    ResponderExcluir
  15. O que eu venho percebendo é que, quem não curte a Saga Twilight, não quer nem saber do livro. Mas acho que tem que encarar o livro de uma forma diferente, não só pensando, ah... é só mais uma história do Edward e da Bella. =]

    ResponderExcluir
  16. Acho que você deve ler o livro, e aí você vai saber se ele vale a pena ou não. =]

    ResponderExcluir
  17. Não é uma história totalmente apoiada na Saga, até porque nesse livro, não temos lobos e vampiros. hahaha. Mas acho que cada um deve ler, sem esse pré-conceito de Twilight. =]

    ResponderExcluir
  18. É isso aí, só lendo para saber o que o livro vai transmitir para você!

    ResponderExcluir
  19. Bem, só digo uma coisa. Tem que ler, para saber! Sigo seu blog sim! =]

    ResponderExcluir