01 agosto 2012
Glaucia Matos

||It Entrevista|| Vanessa Martinelli


Acompanhando o livro que resenharei essa semana, resolvi postar a entrevista com a autora querida Vanessa Martinelli, que recentemente publicou seu primeiro livro Amigos Inimigos, confira!


Vanessa Martinelli Levandowski é psicóloga e mora em Joinville (SC). Amigos Inimigos é seu primeiro livro juvenil e trata da história de Maria e Jack, dois adolescentes que eram grandes amigos na infância, mas hoje não se suportam! Abaixo vocês conferem a entrevista exclusiva que ela concedeu ao Leitora It!

1. Defina em poucas palavras, quem é a Vanessa Martinelli.

Sou alguém simples. Amo minha filha, meu marido, minha família e escrever, claro. Otimista por natureza, que ri alto e adora ouvir e inventar histórias. Todos dizem que tenho cara de menina e quando estou com a minha filha realmente viro uma.

2. Quando surgiu o interesse em passar de Leitora para Escritora?

Penso que o escritor surge meio sem querer, como o despertar de algo que já existe. Demanda esforço escrever um livro, divulgá-lo, mostrá-lo. Mas ser escritor é algo que está dentro de si. No meu caso a diferença entre simplesmente ler/escrever e publicar veio da vontade de fazer uma série de livros para minha filha.

3. Amigos Inimigos, é sua primeira obra publicada, conte-nos um pouco sobre ela. E como está sendo a sua reação, diante do sucesso que seu livro tem causado?

A escolha do tema e da narrativa teve por foco a vontade de criar algo gostoso de ler, que chamasse a atenção do adolescente, que falasse dos conflitos dessa fase. Queria desenvolver algo que fosse parecido com o que eu gostava de ler na minha época de adolescente e que despertasse em minha filha a vontade de ler futuramente. Ri muito enquanto escrevia o livro, em especial com a Morgana e a Patrícia. E estou rindo também escrevendo o livro 2 da série. Para mim a escrita complementa a vida, nos deixa mais felizes. Quanto a repercussão do livro não vou esconder. É estranho. Escrevi o livro pensando em minha filha e ver que outros filhos se interessaram é algo diferente. Adolescentes me procuram todos os dias para dizer que leram e adoraram o livro. Pedem a continuação. Isso não tem preço. É difícil de descrever.

4. Já tem planos para a publicação de um novo livro? Se sim, poderia nos contar um pouco sobre a obra?

A série Amigos Inimigos é composta por três livros. O primeiro livro apresenta os personagens, traz o enredo principal, as histórias particulares de cada um. No segundo livro “Amigos Inimigos 2- A formatura”, os personagens estão às voltas com a formatura de nono ano, mas muuiiittaaaa coisa acontece até lá! O terceiro livro não vou contar o enredo, senão perde a graça!!! =] Tenho mais duas séries juvenis com o primeiro livro escrito, mas não publiquei ainda. Quem sabe depois? Vamos ver!

5. Sabemos que a publicação de livros em âmbito nacional, não é tarefa fácil! Como foi para você, esse processo?

Mandei meu original apenas para a Novo Século e tive um atendimento muito bom. Você aprende muito no processo de publicar o primeiro livro, fica sabendo como funcionam todos os passos. Eu era escritora de primeira viagem! Daqui a pouco serei de segunda viagem! :P

6. Sei que todos perguntam, mas como se dá o processo de criação de seus livros? Algum escritor em quem você gosta de se inspirar, vivências reais ou tudo é processo da sua imaginação?

Tudo serve de inspiração. Amigos, pessoas que passaram pela minha vida, uma ida ao shopping, uma fala...
Normalmente crio a história antes mesmo de começar a escrevê-la. Tenho um caderninho ao lado da cama onde anoto todas as ideias que me aparecem. É comum eu estar dirigindo e começar a criar uma história e ela se tornar parte de um livro ou um livro inteiro!

7. Em agosto, acontece a 22º Bienal do livro em São Paulo, você irá comparecer? Se sim, já tem datas previstas?

Sim, já confirmei minha presença na Bienal de São Paulo. Estarei lá no dia 18/08, sábado, no estande da Novo Século, das 16:30 as 17:30.

Quem puder, vai lá me dar um beijo!

8. Para finalizar, agradeço sua parceria com o Leitora It, e o seu interesse em aceitar participar dessa entrevista. Muito sucesso para você e suas obras. Parabéns e muito obrigado!

Obrigada! Valeu!

Beijão!! 

Comentários via Facebook

2 COMENTÁRIOS: