09 julho 2012
Glaucia Matos

||It Entrevista|| Vanessa Bosso


Como eu havia mencionado no post anterior, nessas férias, o Leitora It irá passar por algumas mudanças. A primeira delas, vocês já começaram a conferir no layout, e hoje, venho com a estréia da coluna  It Entrevista,  onde, como o próprio nome diz, entrevistarei pessoas ligadas ao meio literário. A primeira entrevistada é a autora Vanessa Bosso. Confira!

Vanessa Bosso é publicitária, mas isso não impediu que a mesma também se torna-se autora. Bookaholic assumida e sonhadora em tempo integral, ela já possui cinco obras publicadas, entre elas, o livro O Imortal.

Aproveitem a entrevista!
1. Defina em poucas palavras, quem é a Vanessa Bosso:

Sempre que alguém me faz essa pergunta fico pensando... quem sou eu? kkkkk, ainda não descobri, mas estou a caminho!


2. Quando surgiu o interesse em passar de Leitora para Escritora?

Acho que sempre fui escritora. Primeiro escrevendo cartas para amigas durante as aulas enfadonhas de matemática. Depois como redatora publicitária. E agora podemos dizer que é oficial, sou uma escritora de verdade!
Desde sempre invento histórias na minha cabeça. A maioria das pessoas, sai da infância e se esquece de continuar sonhando... eu não me esqueci. Continuei a criar histórias, mas nunca as contei para ninguém. Até que chegou o momento de jogar para fora, colocar no papel. Tudo é questão de momento e oportunidade.

3. Vi que você já tem algumas obras publicadas, conte-nos um pouco sobre elas.

Tenho cinco obras publicadas e duas prontinhas para publicação. Vamos por ordem cronológica:

2012 Uma Aventura no Fim do Mundo: Lançado em 2010 pela Novo Século. Ficção das boas, que levanta todas as teorias sobre o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. Mas esse é só o pano de fundo para um romance daqueles...

O Elemental: Publicado em 2011 pela Editora Baraúna. É um infanto-juvenil, com uma narrativa diferente de tudo o que já escrevi. Muitos diálogos e poucas descrições... é para ler como se fosse um roteiro de filme e não um livro. Foi uma experiência, eu gosto de me arriscar.

O Imortal: Publicado em 2011 pela Editora Dracaena. É um romance meloso, daqueles que se lê em uma tarde. Mas também tem toques de ficção científica e alquimia. Gosto muito desse livro... é um conto de fadas vivido nos dias de hoje.

Senhor do Amanhã: Lançado em 2011 pela Editora Dracaena. Sei que não deveria dizer isso, mas é um dos meus xodós. Muita pesquisa, várias noites insones, uma história arrebatadora. Nesse livro eu jogo "m#$%@ no ventilador", trazendo a tona as principais conspirações governamentais, escancarando a realidade dos bastidores da vida. É um livro alerta onde oitenta por cento de seu conteúdo são fatos verídicos. 

Possuída: Publicado em 2012 pela Editora Dracaena. É um romance sobrenatural, a eterna luta do bem contra o mal. Amo essa história e os feedbacks dos leitores tem sido fantásticos. Esse é meu primeiro livro que promete!!!

4. Já tem planos para a publicação de um novo livro? Se sim, poderia nos contar um pouco sobre a obra?

Tenho dois livros prontos para publicação:

A Aposta: Esse original foi aprovado essa semana pela Editora Dracaena. É um romance teen, daqueles em que as leitoras mais surtadas gritarão no sofá! É o primeiro livro que escrevo sem seres sobrenaturais, magia  etc. ... é um livro que poderia ser real.

O Homem de Todas as Minhas Vidas: Essa obra já entrou em fase de diagramação lá na Editora Dracaena. Mas deixarei a publicação para o ano que vem... é um romance lindo onde o drama da personagem principal dá o tom.

5. Sabemos que a publicação de livros em âmbito nacional, não é tarefa fácil! Como foi para você, esse processo?

Hoje as coisas estão mais fáceis para o autor nacional. As editoras finalmente perceberam que existe um grande mercado a ser explorado e os leitores estão menos preconceituosos com o que é produzido no Brasil. Mega avanço!

6. Sei que todos perguntam, mas como se dá o processo de criação de seus livros? Algum escritor em quem você gosta de se inspirar, vivências reais ou tudo é processo da sua imaginação?

Minha imaginação é território fértil! Vivo em eterna inspiração... tudo pode vir a se tornar um livro: uma palavra, uma imagem, uma melodia... é só estar aberto que a coisa vem, sem esforço.

7. Em agosto, acontece a 22º Bienal do livro em São Paulo, você irá comparecer? Se sim, já tem datas previstas?

Finalmente estarei presente em uma Bienal. Esse ano irei pela Editora Baraúna com o livro O Elemental. Será no dia 18/08, das 11h00 às 12h00 na rua M. Mas irei circular por lá o dia inteirinho!!!

8. Para finalizar, agradeço sua parceria com o Leitora It, e o seu interesse em aceitar participar dessa entrevista. Muito sucesso para você e suas obras. Parabéns e muito obrigado!

Adorei a entrevista!!! E para a galera que gosta de bater um papo, estou lá no twitter (minha segunda casa): @vanbosso

Beijos,
Vanessa

Comentários via Facebook

6 COMENTÁRIOS:

  1. Adorei essa coluna. Muito legal, a gente conhece mais de autores nacionais, descobre livros interessantes. Traz o autor pra perto de nós, pobres mortais, rsrss

    ResponderExcluir
  2. Obaaaa.vamos conhecer Vanessa Bosso..estarei lá para prestigia-la..e pedir um autógrafo..fiquei muito  por saber um pouco da querida vanessa..bjs Glaucia..

    ResponderExcluir
  3. Aaah que legal!!! Acho que já comentei sobre o layout super fofo, adorei os livros ali no cantinho! \o

    Acho que a gente nunca descobre quem somos nós, não é? Ou pelo menos passamos a vida tentando nos descrever. Estamos sempre nos descobrindo e redescobrindo! \o

    Ainda não li os livros da Vanessa mas já vi ótimas resenhas sobre 2012! Uma pena que este ano não irei à Bienal... =(

    Beijos e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Hehe, obrigado! Tô tentando melhorar o blog cada vez mais!

    ResponderExcluir
  5. Haha, o bom dessas entrevistas e que a gente sempre conhece um pouquinho mais o autor!

    ResponderExcluir