18 julho 2012
Glaucia Matos

||It Entrevista|| Lu Piras


Essa semana a entrevistada foi a autora Lu Piras, ela acaba de lançar seu primeiro livro, Equinócio - A Primavera, a qual vocês já podem conferir a resenha aqui. Espero que gostem! 


Lu Piras é formada em advocacia. E segundo a mesma, desde pequena tem adoração por livros, portanto daí se explica o fato de ter entrado nesse mundo da literatura. Hoje, possui seu primeiro livro publicado, Equinócio - A Primavera, lançado pela editora Dracaena!

1. Defina em poucas palavras, quem é a Lu Piras.

Eu sou feminina, romântica e sensível. Aprecio as artes e vivo intensamente. Leio e escrevo com paixão. Não guardo rancor. Gostaria de ser menos distraída e valorizar mais as pequenas coisas, as mais simples. Muitas vezes não as percebo porque estou fazendo duas ou três coisas ao mesmo tempo. Pois é, sou afobada e um tanto impaciente. Organizada com a minha bagunça. Mais coração e menos razão. Adoro a cor vermelha e detesto falsidade.

2. Quando surgiu o interesse em passar de Leitora para Escritora?

Eu tinha 15 anos quando percebi a minha vocação. Aconteceu depois de assistir a um filme. O filme despertou a minha imaginação e eu me vi criando novos personagens para uma história semelhante. Inventei uma nova guerra e romances entre famílias inimigas. Um tanto clichê, confesso, mas minha imaginação foi longe, rs. Então, quando percebi,  a história tinha 100 páginas e eu sabia que estava também escrevendo uma nova história para minha vida, muito além da ficção. Embora hoje me dedique à carreira de escritora, continuo a ser leitora e cada vez mais. A literatura e a escrita se complementam na minha vida. Quanto mais escrevo, mais quero ler e quanto mais leio, mais quero escrever.

3. Equinócio - A Primavera, é sua primeira obra publicada, conte-nos um pouco sobre ela. E como está sendo a sua reação, diante do sucesso que seu livro tem causado?

Equinócio é um romance sobrenatural jovem-adulto, com uma linguagem direta, leve e dinâmica. Neste primeiro volume, há uma introdução à vida de Clara, do seu ambiente e amigos. A trama começa quando Clara descobre que seu pai, um cientista renomado, tem uma pesquisa que pode desestabilizar a balança entre o bem e o mal. É claro que essa descoberta não foi à toa e por conta disso, ela acaba por conhecer o seu anjo da guarda que ao se aproximar para protegê-la acaba se apaixonando por ela. Esse romance proibido entre um anjo e a humana passa a ser um dilema que eu tratei de modo muito delicado pelo fato de Nate (o anjo) ser um ser celeste ‘tradicional’, rs. Os anjos de Equinócio são etéreos, são o estereótipo dos anjos cujas referências todos conhecemos. Talvez por conta disso mesmo, o livro tenha o seu grande diferencial. Além do tema da criônica (o âmbito da pesquisa científica do pai de Clara), a história aborda filosofia, psicologia e um pouco da angelologia, que estudei nas enciclopédias sobre o tema.

Estou muito feliz com a repercussão do livro. Ele tem sido muito bem recebido desde antes do lançamento. E agora que ganhou as livrarias, a procura tem me mostrado que vale a pena acreditarmos nos nossos sonhos e nos nossos anjos da guarda, rs.

4. Já tem planos para a publicação de um novo livro? Se sim, poderia nos contar um pouco sobre a obra?

Equinócio é o primeiro da série de 4 volumes. O próximo, Polaris está em fase de revisão. Os 4 livros serão publicados. Entretanto, tenho outros dois projetos em andamento. Um deles, em co-autoria, é um romance também.

5. Sabemos que a publicação de livros em âmbito nacional, não é tarefa fácil! Como foi para você, esse processo?

É, não é mesmo. O processo é longo, invariavelmente. Para mim foi uma espera de um ano e meio, que consegui diminuir quando comecei a divulgação do livro e criei uma petição online para a causa da publicação de Equinócio. Isso atraiu a atenção da editora, que me procurou para avaliar o manuscrito. Eu não podia esperar, tendo o mercado tão voltado para o gênero sobrenatural e a editora pensou o mesmo. Acredito que exista o momento certo para tudo. Esse foi o momento certo para Equinócio.

6. Sei que todos perguntam, mas como se dá o processo de criação de seus livros? Algum escritor em quem você gosta de se inspirar, vivências reais ou tudo é processo da sua imaginação?

A inspiração, eu busco nas artes. Exposições, pinturas, esculturas, filmes, música. Procuro me cultivar disso tudo, absorver e interiorizar de maneira a produzir minhas impressões e sentimentos em palavras. Eu gosto de trabalhar a palavra, de estudar os detalhes de tudo e interpretar o que sinto, vejo e ouço. Acredito que um escritor deva ser, antes de tudo, um excelente observador e uma pessoa quieta. É preciso calma para enxergar além das imagens, das ações, do som, de tudo o que acontece ao nosso redor. Esse é o meu processo criativo. E eu não posso estar de fora dele. Minhas vivências são fundamentais e, por isso, um lugar, um aroma, uma textura, tudo influencia a minha escrita.

7. Em agosto, acontece a 22º Bienal do livro em São Paulo, você irá comparecer? Se sim, já tem datas previstas?

Sim. Eu estarei na Bienal de SP no dia 18/08, às 13h30, no stand da editora Novo Século, apresentando o meu grupo literário Entre Linhas e Letras, juntamente com as outras 7 escritoras que o compõem.

8. Para finalizar, agradeço sua parceria com o Leitora It, e o seu interesse em aceitar participar dessa entrevista. Muito sucesso para você e suas obras. Parabéns e muito obrigado!

Eu que a agradeço muito, Glaucia, pela atenção especial que você dedicou ao livro Equinócio, organizando o book tour e batendo esse papo ótimo sobre literatura. É um prazer ser parceira do Leitora It, um blog sério que valoriza a literatura como um todo e abraça a literatura nacional. Parabéns também a você e aos leitores do blog, aqueles que cederam um pouco do seu tempo para ler essa entrevista. Obrigada! Sintam-se todos à vontade para me procurarem nas redes sociais se quiserem saber mais sobre mim ou sobre a história. *-*

Comentários via Facebook

20 COMENTÁRIOS:

  1. Olá, Glaucia! Pode passar no meu blog, Abrindo os livros..., pq deixei um selinho para o seu blog? Espero que goste! ^.^

    Becitos

    Bibi (http://abrindooslivros.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Oi (:
    Muito sucesso para autora, acompanhei desde algum tempo, quando ela estava atras de uma editora, e a capa ainda era outra *-* Muito sucesso pra ela, de novo, haha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Glaucia,

    Fiquei maravilhada com todo o seu carinho comigo e com Equinócio. Nem tenho palavras para agradecer o pacote deluxe completíssimo do Leitora It: Resenha/BT/Entrevista, hehehe! Foi maravilhoso trocar ideias, conversar com você e está sendo um prazer imenso organizar um BT com o seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho e pelo apoio à literatura nacional. *-*

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaserie.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da história do livro e fico muito feliz por ela mesmo! Já acompanhei também a história dela e nossa, é muito bom ver um sonho assim realizado.

    Por favor senhorita

    ResponderExcluir
  5. Aí meu Deus! Quero muito ler esse livro, tipo, estou louco atrás dele, adorei saber mais sobre a autora! Sucesso!

    Acesso Permitido.Projeto Discipulando.Ministério Tribus de Teatro.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com cada vez mais vontade de ler esse livro. eu li alguma coisa sobre "chegar nas livrarias"? Seria ótimo. Parabéns para a autora Lu Piras, que é de uma simpatia e delicadeza encantadoras. Isso porque só falei com ela por email, pessoalmente  ela deve ser só luz. Desejo muito, muito sucesso.
    Parabéns tambem a Glaucia, pelo blog sempre interessante.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista! a Lu é muito simpatica, e saber um pouco mais sobre ela e Equinócio é uma satisfação, fiquei ainda mais ansiosa e cheia de expectativa para conhecer o livro dela!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi algo sobre o livro e fiquei curiosa pra ler. Adorei a entrevista!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que máximo, adorei a entrevista!

    Beijoos!http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, e realmente a Lu é muito simpática!

    ResponderExcluir
  11. Oie Cibele, na realidade o livro já chegou as livrarias sim! E eu sinceramente amei! A autora é muito fofa mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Puxa Andy, que bom que você está interessada em lê-lo, garanto que não irá se arrepender!

    ResponderExcluir
  13. Eu que agradeço a chance de ter organizado o book-tour Lu! Obrigado também por toda a sua simpatia para comigo e com o blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza é maravilhoso saber que ela alcançou esse objetivo!

    ResponderExcluir
  15. Haha, também acompanhei um pouco da sua trajetória e fiquei super feliz por ela também!

    ResponderExcluir
  16. Pode deixar que passo sim, Gabriela!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista. Lu, tenho de confessar que você esta me incentivando a escrever. Sempre tive um grande sonho de transformar meus sonhos em palavras. Depois que comecei a seguir sua trajetória e isto foi reacendendo em mim este desejo novamente. Obrigado mesmo.As Crônicas de Zazuleigohttp://www.ascronicasdezazuleigo.com/ 

    ResponderExcluir
  18. Adorei a entrevista. Lu, tenho de confessar que você esta me incentivando a escrever. Sempre tive um grande sonho de transformar meus sonhos em palavras. Depois que comecei a seguir sua trajetória e isto foi reacendendo em mim este desejo novamente. Obrigado mesmo.

    As Crônicas de Zazuleigo
    http://www.ascronicasdezazuleigo.com/ 

    ResponderExcluir